Precisamos falar (mais) sobre Liderança Inclusiva

Em contribuição ao RH Pra Você, a Profª Liliane Furtado comenta sobre a importância da pratica da liderança inclusiva.
Artigo: Profª Liliane Furtado

Há um ano Rosana foi contratada para integrar a equipe de marketing de uma multinacional. Ela foi admitida no âmbito de um processo de seleção exclusivo para pessoas pretas, planejado e executado pela área de Recursos Humanos da multinacional.

Vagas exclusivas para pessoas pretas é apenas uma dentre muitas iniciativas – das quais podemos citar, a criação de grupos de afinidade, palestras e treinamento –, desenvolvidas pelo RH da multinacional com o objetivo de construir um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Mas, a despeito de todas essas frentes implementadas, Rosana não se sente pertencente ao seu time e empresa. Sente-se isolada, invisível e desvalorizada.

(…)

É claro que não existe um único caminho ou uma única ação organizacional que será capaz de promover uma cultura de inclusão na empresa e entre os colaboradores. Nem tampouco existe uma maneira instantânea de promover a inclusão, pois esta não é um fenômeno que acontece da noite para o dia. Mas, a boa notícia é que a inclusão pode surgir como resultado de práticas inclusivas.

(…)

Liderança inclusiva é, em última instância, um estilo de liderança no qual o líder toma decisões e realiza ações deliberadas no dia a dia do trabalho tendo em mente a inclusão como valor e prática diária. Essas ações e decisões, chamadas também de comportamentos inclusivos, são capazes de mudar (e moldar) as interações com os subordinados diretos. Isso começa a transformar o ambiente de trabalho e a criar uma experiência mais inclusiva para todos.

(…)

Os líderes devem conhecer as experiências, qualidades e singularidades dos membros de suas equipes. As pessoas se esforçam para serem compreendidas pelo que as tornam únicas, e, portanto, valorizam os esforços feitos por líderes no sentido de conhecê-las como indivíduos. Ouvir sem julgamento e vieses as histórias e particularidades, assim como buscar com empatia entender aqueles que os rodeiam, são fundamentais no exercício da liderança inclusiva.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima