fbpx

Nossos Parceiros

O Programa de Cátedras é uma tradição nas universidades americanas e europeias. Consiste no financiamento, via doação por empresas, de atividades de ensino e pesquisa em universidades de renome em áreas consideradas relevantes para as suas atividades.

Os objetivos de uma Cátedra são, em geral, a realização de projetos de pesquisa que permitem investigar, refletir e compreender as tendências, cenários e transformações no mercado.

No Brasil, o Coppead foi uma das instituições pioneiras no programa de Cátedras por meio da criação da Cátedra Banco de Boston de Política de Negócios em 1984, seguida pelas Cátedras Mesbla de Varejo e Souza Cruz de Estratégia Internacional. Todo o processo de investigação traduz-se na gestão desse conhecimento por meio da oferta de disciplinas nos Cursos do Coppead, dentro da mesma área de interesse, fortalecendo a formação gerencial com qualificação especializada e compartilhando o saber com toda a sociedade através de suas publicações.

Conheça as Cátedras instauradas por alguns centros de estudos da instituição:

Cátedra L’Oréal
Criada em 2003, a Cátedra L’Oréal integra o Centro de Estudos de Consumo e tem como foco principal o estudo de metodologias de pesquisa qualitativa para a investigação do comportamento do consumidor.

Cátedra Antera
Iniciada em 2017, a Cátedra Antera realiza estudos nos segmentos conhecidos internacionalmente por Venture Capital e Private Equity, estudos esses voltados para as aplicações práticas no mercado nacional. A Cátedra tem por objetivo primordial ajudar no processo de maturação desses segmentos de mercado por meio de pesquisa de ponta e inovadora.
Cátedra Ipiranga
Em uma parceria com quase 25 anos de existência, a Cátedra Ipiranga apoia o Centro de Estudos em Logística, uma referência junto ao meio acadêmico e empresarial para o desenvolvimento de conhecimento nessa área dentro do País.
Halliburton
A Cátedra HALLIBURTON foi criada em 2014, tendo como foco as seguintes linhas de pesquisa: Cross-Culture; Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho.
Cátedra Amil
Iniciada em 2008, a Cátedra Amil realiza estudos sobre gestão de serviços na área da Saúde. Tem como foco a investigação do tema da Gestão da Qualidade e da Inovação dentro do setor.
Cátedra Coca-Cola
A Cátedra Coca-Cola foi criada em 2013, tendo como objetivo a investigação de como as marcas são construídas no contexto contemporâneo como recurso sociocultural, dialogando com os movimentos da sociedade e com o contexto de fragmentação de mídias.
Cátedra Globo
Criada em 2011, a Cátedra Grupo Globo investiga as mídias de informação e entretenimento, suas perspectivas futuras e os impactos no comportamento dos consumidores, com especial ênfase na reflexão sobre novas tecnologias.
Cátedra Fiat
A Cátedra Fiat integra o Centro de Estudos em Consumo e desde 2011 estuda o consumo e seus significados culturais, privilegiando o contexto cotidiano na construção de identidades e conexões entre os indivíduos.
Cátedra Brasilprev
Criada em janeiro de 2017, essa Cátedra realiza estudos no segmento previdenciário, tanto no que se refere às previdências privadas quanto aos regimes geral e próprio.
Instituto C&A
Celebrada em 2018, a Cátedra Instituto C&A apoia estudos sobre transparência em redes de suprimentos, cobrindo aspectos de legislação, certificações voluntárias, inovações sociais e novos modelos de negócio baseados em maior transparência sobre processos, produtos e condições de trabalho.

Projetos e Estudos

A colaboração academia-empresas também está presente na realização de projetos e estudos específicos, resultando em contribuições para a expansão do conhecimento acadêmico e suporte nas decisões gerenciais. Nossos parceiros nestes projetos são: