
Cátedras de Pesquisa
A cátedra de pesquisa é um amplo programa que permite investigar, refletir e compreender as tendências, cenários e transformações no mercado nacional e internacional, com uma alta conexão com os desafios estratégicos das organizações.
As cátedras são patrocinadas por empresas e viabilizam um ambiente de diálogo, construção coletiva e aplicação dos conhecimentos produzidos pelos Centros de Estudos do Coppead.
Cátedras de Pesquisa são projetos especiais de investigação científica em determinada área da gestão. A instituição é pioneira no Brasil nesse tipo de parceria Empresa & Academia, trazendo um retorno claro para a universidade, para a organização e para a sociedade:
- A universidade se beneficia com recursos para o avanço da sua linha de produção de conhecimento e aumento do seu repertório (pesquisa, ensino e atração de pesquisadores);
- A sociedade de beneficia com a aplicação de novos conhecimentos e tecnologias;
- A empresa patrocinadora se conecta a um centro de excelência de padrão internacional, tem acesso a pesquisas de ponta e participa da agenda de pesquisa e de ações, além de relacionar sua marca à produção de conhecimentos de vanguarda em gestão.

Cátedra L’Oréal Criada em 2003, a Cátedra L’Oréal integra o Centro de Estudos de Consumo e tem como foco principal o estudo de metodologias de pesquisa qualitativa para a investigação do comportamento do consumidor. |

Cátedra Antera Iniciada em 2017, a Cátedra Antera realiza estudos nos segmentos conhecidos internacionalmente por Venture Capital e Private Equity, estudos esses voltados para as aplicações práticas no mercado nacional. A Cátedra tem por objetivo primordial ajudar no processo de maturação desses segmentos de mercado por meio de pesquisa de ponta e inovadora. |

Cátedra Instituto C&A Celebrada em 2018, a Cátedra apoia estudos sobre transparência em redes de suprimentos, cobrindo aspectos de legislação, certificações voluntárias, inovações sociais e novos modelos de negócio baseados em maior transparência sobre processos, produtos e condições de trabalho. |

Cátedra Halliburton A Cátedra HALLIBURTON foi criada em 2014, tendo como foco as seguintes linhas de pesquisa: Cross-Culture; Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho. |

Cátedra Amil Iniciada em 2008, a Cátedra Amil realiza estudos sobre gestão de serviços na área da Saúde. Tem como foco a investigação do tema da Gestão da Qualidade e da Inovação dentro do setor. |

Cátedra CBF Academy Estudará a Internacionalização do Futebol, com foco em três grandes temas: Futebol Feminino, Valor da Marca CBF e Digitalização do Futebol. O objetivo é gerar a construção coletiva do conhecimento e potencializar a gestão do setor, tanto na administração das federações e dos clubes, quanto do ecossistema. |

Cátedra Globo Criada em 2011, a Cátedra Grupo Globo investiga as mídias de informação e entretenimento, suas perspectivas futuras e os impactos no comportamento dos consumidores, com especial ênfase na reflexão sobre novas tecnologias. |

Cátedra NUPEC Criada com os principais objetivos de: fomentar o ensino e a pesquisa sobre gestão local; estimular a criação de um centro de estudos sobre governo local no âmbito de uma Escola de Negócios promovendo a interação público-privada como estratégia de desenvolvimento; inspirar a inovação na gestão pública local aproximando os gestores públicos, privados e os cidadãos; gerar e disseminar conhecimento de vanguarda sobre a gestão local que permita ações de impacto social; e promover a formação de lideranças acadêmicas e executivas voltadas para a modernização da gestão local. |
Projetos recentes realizados

Cátedra Coca-Cola Criada em 2013, tendo como objetivo a investigação de como as marcas são construídas no contexto contemporâneo como recurso sociocultural, dialogando com os movimentos da sociedade e com o contexto de fragmentação de mídias. |

Cátedra GSK Parceria iniciada em 2013 com o Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde – CESS-COPPEAD, tem como foco o estudo de tendências e desafios relativos à indústria farmacêutica, como adesão dos pacientes ao tratamento prescrito pelo médico, inovação e criação de valor para os pacientes – inovação além da pílula, e relação médico-paciente na era da internet. |

A parceria se iniciou em 2017 através de um levantamento das metodologias de mensuração de impacto socioambiental em geral, e focadas em moda, para construir uma metodologia própria que foi aplicada nas inovações sustentáveis da marca dos últimos 20 anos, bem como iniciativas de engajamento com comunidades locais. |

Cátedra Visagio Criada em 2012, a Cátedra Visagio, patrocinada pela consultoria de engenharia e gestão, apoiou o desenvolvimento de pesquisas e conteúdos sobre crescimento corporativo sob uma perspectiva inovadora desenvolvida pela Professora Denise Fleck – que tem como base a abordagem panorâmica – no que tange à gestão estratégica e ao crescimento saudável de organizações. |

Cátedra EMC2 Parceria criada em 2014, que financia as pesquisas do Centro de Estudos em Administração da Informação. O Centro investiga aspectos relacionados à gestão estratégica da tecnologia da informação nas organizações, incluindo o impacto do big data nos negócios. |

Cátedra Ipiranga Em uma parceria com quase 25 anos de existência, a Cátedra Ipiranga apoia o Centro de Estudos em Logística, uma referência junto ao meio acadêmico e empresarial para o desenvolvimento de conhecimento nessa área dentro do País. |

Cátedra Brasilprev Criada em janeiro de 2017, essa Cátedra realizou estudos no segmento previdenciário, tanto no que se refere às previdências privadas quanto aos regimes geral e próprio. |

Cátedra Fiat A Cátedra Fiat integrou o Centro de Estudos em Consumo desde 2011 e estudou o consumo e seus significados culturais, privilegiando o contexto cotidiano na construção de identidades e conexões entre os indivíduos. |