![](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/Catedra_topo.jpg)
![](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/Catedra_topo.jpg)
Cátedras de Pesquisa
As cátedras de pesquisa são um amplo programa que permitem investigar, refletir e compreender as tendências, cenários e transformações no mercado nacional e internacional, com uma alta conexão com os desafios estratégicos das organizações.
As cátedras são patrocinadas por empresas e viabilizam um ambiente de diálogo, construção coletiva e aplicação dos conhecimentos produzidos pelos Centros de Estudos do Coppead.
Cátedras de Pesquisa são projetos especiais de investigação científica em determinada área da gestão. A instituição é pioneira no Brasil nesse tipo de parceria Empresa & Academia, trazendo um retorno claro para a universidade, para a organização e para a sociedade:
- A universidade se beneficia com recursos para o avanço da sua linha de produção de conhecimento e aumento do seu repertório (pesquisa, ensino e atração de pesquisadores);
- A sociedade de beneficia com a aplicação de novos conhecimentos e tecnologias;
- A empresa patrocinadora se conecta a um centro de excelência de padrão internacional, tem acesso a pesquisas de ponta e participa da agenda de pesquisa e de ações, além de relacionar sua marca à produção de conhecimentos de vanguarda em gestão.
Projetos em andamento
![Cátedras Globo](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_globo.jpg)
Cátedra Globo
Criada em 2011, a Cátedra Grupo Globo investiga as mídias de informação e entretenimento, suas perspectivas futuras e os impactos no comportamento dos consumidores, com especial ênfase na reflexão sobre novas tecnologias.
![Cátedras L'Oréal](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_loreal.jpg)
![Cátedras L'Oréal](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_loreal.jpg)
Cátedra L’Oréal
Criada em 2003, a Cátedra L’Oréal integra o Centro de Estudos de Consumo e tem como foco principal o estudo de metodologias de pesquisa qualitativa para a investigação do comportamento do consumidor.
![Cátedras Amil](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_amil.jpg)
![Cátedras Amil](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_amil.jpg)
Cátedra Amil
Iniciada em 2008, a Cátedra Amil realiza estudos sobre gestão de serviços na área da Saúde. Tem como foco a investigação do tema da Gestão da Qualidade e da Inovação dentro do setor.
![Cátedras Antera](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_antera.jpg)
![Cátedras Antera](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_antera.jpg)
Cátedra Antera
Iniciada em 2017, a Cátedra Antera realiza estudos nos segmentos conhecidos internacionalmente por Venture Capital e Private Equity, estudos esses voltados para as aplicações práticas no mercado nacional. A Cátedra tem por objetivo primordial ajudar no processo de maturação desses segmentos de mercado por meio de pesquisa de ponta e inovadora.
Projetos anteriores
![Cátedras CBF Academy](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_cbf.png)
![Cátedras CBF Academy](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_cbf.png)
Cátedra CBF Academy
Estudará a Internacionalização do Futebol, com foco em três grandes temas: Futebol Feminino, Valor da Marca CBF e Digitalização do Futebol. O objetivo é gerar a construção coletiva do conhecimento e potencializar a gestão do setor, tanto na administração das federações e dos clubes, quanto do ecossistema.
![Cátedras Halliburton](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_halliburton.jpg)
![Cátedras Halliburton](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_halliburton.jpg)
Cátedra Halliburton
A Cátedra HALLIBURTON foi criada em 2014, tendo como foco as seguintes linhas de pesquisa: Cross-Culture; Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho.
![Cátedras Instituto C&A](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_CA.jpg)
![Cátedras Instituto C&A](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_CA.jpg)
Cátedra Instituto C&A
Celebrada em 2018, a Cátedra apoia estudos sobre transparência em redes de suprimentos, cobrindo aspectos de legislação, certificações voluntárias, inovações sociais e novos modelos de negócio baseados em maior transparência sobre processos, produtos e condições de trabalho.
![Cátedras NUPEC](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/05/catedra_nupec.png)
![Cátedras NUPEC](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/05/catedra_nupec.png)
Cátedra NUPEC
Criada com os principais objetivos de: fomentar o ensino e a pesquisa sobre gestão local; estimular a criação de um centro de estudos sobre governo local no âmbito de uma Escola de Negócios promovendo a interação público-privada como estratégia de desenvolvimento; inspirar a inovação na gestão pública local aproximando os gestores públicos, privados e os cidadãos; gerar e disseminar conhecimento de vanguarda sobre a gestão local que permita ações de impacto social; e promover a formação de lideranças acadêmicas e executivas voltadas para a modernização da gestão local.
![Cátedra GSK](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_gsk.png)
![Cátedra GSK](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_gsk.png)
Cátedra GSK
Parceria iniciada em 2013 com o Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde – CESS-COPPEAD, tem como foco o estudo de tendências e desafios relativos à indústria farmacêutica, como adesão dos pacientes ao tratamento prescrito pelo médico, inovação e criação de valor para os pacientes – inovação além da pílula, e relação médico-paciente na era da internet.
![Cátedra Coca-Cola](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_coca-cola.jpg)
![Cátedra Coca-Cola](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_coca-cola.jpg)
Cátedra Coca-Cola
Criada em 2013, tendo como objetivo a investigação de como as marcas são construídas no contexto contemporâneo como recurso sociocultural, dialogando com os movimentos da sociedade e com o contexto de fragmentação de mídias.
![Cátedra EMC²](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_emc.png)
![Cátedra EMC²](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_emc.png)
Cátedra EMC2
Parceria criada em 2014, que financia as pesquisas do Centro de Estudos em Administração da Informação. O Centro investiga aspectos relacionados à gestão estratégica da tecnologia da informação nas organizações, incluindo o impacto do big data nos negócios.
![Cátedra Instituto E](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_inst-e.png)
![Cátedra Instituto E](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_inst-e.png)
Cátedra Instituro E
A parceria se iniciou em 2017 através de um levantamento das metodologias de mensuração de impacto socioambiental em geral, e focadas em moda, para construir uma metodologia própria que foi aplicada nas inovações sustentáveis da marca dos últimos 20 anos, bem como iniciativas de engajamento com comunidades locais.
![Cátedra Visagio](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_visagio.png)
![Cátedra Visagio](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/04/catedra_visagio.png)
Cátedra Visagio
Criada em 2012, a Cátedra Visagio, patrocinada pela consultoria de engenharia e gestão, apoiou o desenvolvimento de pesquisas e conteúdos sobre crescimento corporativo sob uma perspectiva inovadora desenvolvida pela Professora Denise Fleck – que tem como base a abordagem panorâmica – no que tange à gestão estratégica e ao crescimento saudável de organizações.
![Cátedra Ipiranga](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_ipiranga.jpg)
![Cátedra Ipiranga](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_ipiranga.jpg)
Cátedra Ipiranga
Em uma parceria com quase 25 anos de existência, a Cátedra Ipiranga apoia o Centro de Estudos em Logística, uma referência junto ao meio acadêmico e empresarial para o desenvolvimento de conhecimento nessa área dentro do País.
![Cátedra FIat](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_fiat.jpg)
![Cátedra FIat](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_fiat.jpg)
Cátedra Fiat
A Cátedra Fiat integrou o Centro de Estudos em Consumo desde 2011 e estudou o consumo e seus significados culturais, privilegiando o contexto cotidiano na construção de identidades e conexões entre os indivíduos.
![Cátedra Brasilprev](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_brasilprev.jpg)
![Cátedra Brasilprev](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/11/catedra_brasilprev.jpg)
Cátedra Brasilprev
Criada em janeiro de 2017, essa Cátedra realizou estudos no segmento previdenciário, tanto no que se refere às previdências privadas quanto aos regimes geral e próprio.