Cátedras de Pesquisa
As cátedras de pesquisa são um amplo programa que permitem investigar, refletir e compreender as tendências, cenários e transformações no mercado nacional e internacional, com uma alta conexão com os desafios estratégicos das organizações.
As cátedras são patrocinadas por empresas e viabilizam um ambiente de diálogo, construção coletiva e aplicação dos conhecimentos produzidos pelos Centros de Estudos do Coppead.
Cátedras de Pesquisa são projetos especiais de investigação científica em determinada área da gestão. A instituição é pioneira no Brasil nesse tipo de parceria Empresa & Academia, trazendo um retorno claro para a universidade, para a organização e para a sociedade:
- A universidade se beneficia com recursos para o avanço da sua linha de produção de conhecimento e aumento do seu repertório (pesquisa, ensino e atração de pesquisadores);
- A sociedade de beneficia com a aplicação de novos conhecimentos e tecnologias;
- A empresa patrocinadora se conecta a um centro de excelência de padrão internacional, tem acesso a pesquisas de ponta e participa da agenda de pesquisa e de ações, além de relacionar sua marca à produção de conhecimentos de vanguarda em gestão.
Projetos em andamento
Cátedra Globo
Criada em 2011, a Cátedra Grupo Globo investiga as mídias de informação e entretenimento, suas perspectivas futuras e os impactos no comportamento dos consumidores, com especial ênfase na reflexão sobre novas tecnologias.
Cátedra L’Oréal
Criada em 2003, a Cátedra L’Oréal integra o Centro de Estudos de Consumo e tem como foco principal o estudo de metodologias de pesquisa qualitativa para a investigação do comportamento do consumidor.
Cátedra Amil
Iniciada em 2008, a Cátedra Amil realiza estudos sobre gestão de serviços na área da Saúde. Tem como foco a investigação do tema da Gestão da Qualidade e da Inovação dentro do setor.
Cátedra Antera
Iniciada em 2017, a Cátedra Antera realiza estudos nos segmentos conhecidos internacionalmente por Venture Capital e Private Equity, estudos esses voltados para as aplicações práticas no mercado nacional. A Cátedra tem por objetivo primordial ajudar no processo de maturação desses segmentos de mercado por meio de pesquisa de ponta e inovadora.
Projetos anteriores
Cátedra CBF Academy
Estudará a Internacionalização do Futebol, com foco em três grandes temas: Futebol Feminino, Valor da Marca CBF e Digitalização do Futebol. O objetivo é gerar a construção coletiva do conhecimento e potencializar a gestão do setor, tanto na administração das federações e dos clubes, quanto do ecossistema.
Cátedra Halliburton
A Cátedra HALLIBURTON foi criada em 2014, tendo como foco as seguintes linhas de pesquisa: Cross-Culture; Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho.
Cátedra Instituto C&A
Celebrada em 2018, a Cátedra apoia estudos sobre transparência em redes de suprimentos, cobrindo aspectos de legislação, certificações voluntárias, inovações sociais e novos modelos de negócio baseados em maior transparência sobre processos, produtos e condições de trabalho.
Cátedra NUPEC
Criada com os principais objetivos de: fomentar o ensino e a pesquisa sobre gestão local; estimular a criação de um centro de estudos sobre governo local no âmbito de uma Escola de Negócios promovendo a interação público-privada como estratégia de desenvolvimento; inspirar a inovação na gestão pública local aproximando os gestores públicos, privados e os cidadãos; gerar e disseminar conhecimento de vanguarda sobre a gestão local que permita ações de impacto social; e promover a formação de lideranças acadêmicas e executivas voltadas para a modernização da gestão local.
Cátedra GSK
Parceria iniciada em 2013 com o Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde – CESS-COPPEAD, tem como foco o estudo de tendências e desafios relativos à indústria farmacêutica, como adesão dos pacientes ao tratamento prescrito pelo médico, inovação e criação de valor para os pacientes – inovação além da pílula, e relação médico-paciente na era da internet.
Cátedra Coca-Cola
Criada em 2013, tendo como objetivo a investigação de como as marcas são construídas no contexto contemporâneo como recurso sociocultural, dialogando com os movimentos da sociedade e com o contexto de fragmentação de mídias.
Cátedra EMC2
Parceria criada em 2014, que financia as pesquisas do Centro de Estudos em Administração da Informação. O Centro investiga aspectos relacionados à gestão estratégica da tecnologia da informação nas organizações, incluindo o impacto do big data nos negócios.
Cátedra Instituro E
A parceria se iniciou em 2017 através de um levantamento das metodologias de mensuração de impacto socioambiental em geral, e focadas em moda, para construir uma metodologia própria que foi aplicada nas inovações sustentáveis da marca dos últimos 20 anos, bem como iniciativas de engajamento com comunidades locais.
Cátedra Visagio
Criada em 2012, a Cátedra Visagio, patrocinada pela consultoria de engenharia e gestão, apoiou o desenvolvimento de pesquisas e conteúdos sobre crescimento corporativo sob uma perspectiva inovadora desenvolvida pela Professora Denise Fleck – que tem como base a abordagem panorâmica – no que tange à gestão estratégica e ao crescimento saudável de organizações.
Cátedra Ipiranga
Em uma parceria com quase 25 anos de existência, a Cátedra Ipiranga apoia o Centro de Estudos em Logística, uma referência junto ao meio acadêmico e empresarial para o desenvolvimento de conhecimento nessa área dentro do País.
Cátedra Fiat
A Cátedra Fiat integrou o Centro de Estudos em Consumo desde 2011 e estudou o consumo e seus significados culturais, privilegiando o contexto cotidiano na construção de identidades e conexões entre os indivíduos.
Cátedra Brasilprev
Criada em janeiro de 2017, essa Cátedra realizou estudos no segmento previdenciário, tanto no que se refere às previdências privadas quanto aos regimes geral e próprio.