Quais habilidades são exigidas desse líder?

Em contribuição ao Valor Econômico, a Profª. Liliane Furtado comenta sobre ser líder e as habilidades necessárias para exercer tal função.
Contribuição: Profª. Liliane Furtado

Se as áreas de recursos humanos e tecnologia parecem estar cada vez mais próximas, isso significa que, no futuro, profissionais de RH terão de se especializar em tecnologia? Para Antonio Salvador, diretor executivo da área de carreira da consultoria Mercer no Brasil, “é importante que o RH dedique tempo para aprender e se atualizar sobre as novidades para entender o mínimo, e para poder discutir qual estratégia de tecnologia é mais adequada para a empresa”.

(…)

Liliane Furtado, professora de comportamento organizacional, liderança e gestão de pessoas do Coppead/ UFRJ, lembra que o RH exerce papel estratégico para a sustentabilidade dos negócios em um contexto cada vez mais digital, dinâmico e incerto. “Uma habilidade que a literatura em RH tem estudado é definida como ‘future readiness’, que em tradução para o português seria algo como ‘prontidão para o futuro’.”

Nesse sentido, a capacidade para gerenciar mudanças é uma habilidade que, segundo Furtado, tem se tornado rapidamente importante, dadas as transformações constantes implementadas e que envolvem aspectos cruciais da atuação do RH, como cultura, atração, retenção e desenvolvimento de talentos. “E, claro, habilidades relacionadas à capacidade de lidar e interagir com a tecnologia, já que o ambiente de trabalho e os processos de RH estão mais digitalizados e automatizados.”

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima