Abertura de mercado: o que esperar do Ibovespa e dólar nesta 5ª-feira

Em contribuição ao Investing.com, o profº Rodrigo Leite, comenta as possíveis mudanças de mercado da Ibovespa e dólar desta quinta.
Artigo: Prof. Rodrigo Leite

Atenções ainda voltadas à crise da Americanas (BVMF:AMER3), que teria somente R$ 800 milhões no caixa, diante de uma possível recuperação judicial, à repercussão das falas do presidente, que concedeu entrevista pela primeira vez após os ataques aos poderes e à continuidade das tratativas durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, nos alpes suíços.

Rodrigo Leite, Professor de Finanças e Controle Gerencial do Coppead/UFRJ, avalia que a mensagem brasileira sobre as perspectivas para economia durante o fórum ainda é confusa. “Embora tenha tido um aumento grande dos gastos, também houve a procura de um superávit primário. Porém, o plano para se conseguir esse superávit é bastante incipiente, difícil de ser aplicado. Muito provavelmente ainda teremos um déficit esse ano”, avalia o professor. Ainda que seja possível um superávit esse ano, Leite afirma que muitas das receitas não seriam recorrentes. “Como, por exemplo, a mudança de como vai ser feita a cobrança de tributos federais atrasados, é uma receita única, não recorrente, é um problema olhando do ponto de vista a longo prazo”, completa.

Notícias do dia

Salário mínimo — O salário mínimo deve continuar em R$ 1.302 até maio deste ano, pelo menos, segundo informou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

IR — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a prometer a isenção para o Imposto de Renda para aqueles que possuem rendimentos de até R$ 5 mil, mas não detalhou prazos e andamento da medida.

Agenda do dia

Campos Neto — ​Profere palestra na University of California, Los Angeles (UCLA), promovida pela UCLA Anderson School of Management, em Los Angele, EUA.

Notícias corporativas

Americanas SA (BVMF:AMER3) — Pretende recorrer da decisão que possibilitou bloqueio de R$ 1,2 bilhão do BTG Pactual (BVMF:BPAC11). Segundo O Globo, do total de R$ 8 bilhões calculados pela Americanas como caixa, estariam R$ 3 bilhões de recebíveis de fornecedores antecipados junto aos bancos, mas eles não quiseram realizar a fazer a operação. Na visão da varejista, a atitude dos credores “prejudica sua viabilidade”.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.