fbpx

Responsabilidade Socioambiental

O ECOPPEAD é um projeto criado pelos alunos do Mestrado do COPPEAD para implementar práticas sustentáveis no dia a dia das pessoas que convivem na escola, motivando o repensar de atitudes para reduzir desperdícios e integrando questões ambientais, econômicas e sociais.

A primeira etapa de ações, iniciada em 2011, teve foco em duas frentes principais: o uso consciente do papel, seguindo a base conceitual dos 4Rs que permeia todas atividades do ECOPPEAD, e a coleta seletiva dos resíduos sólidos. Para o sucesso de todas estas iniciativas, o ECOPPEAD conta com o apoio e o trabalho de todos os alunos, professores, funcionários e parceiros da escola.

Acessibilidade
O COPPEAD recebeu, em 2004, o selo de prata do Prêmio Empresa Eficiente Parceira do Deficiente. A premiação foi criada pela Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), como forma de reconhecimento às empresas do estado que adequaram suas instalações aos critérios de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência definidos na legislação do Ministério do Trabalho e nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Projeto Compartilhando
O Projeto Compartilhando objetiva oferecer maiores oportunidades de desenvolvimento aos alunos da Escola Municipal Tenente Antônio João (EMTAJ), por meio do reforço de sua educação e formação cívica. São grandes os esforços da direção e dos professores, que fazem o que podem para oferecer um ambiente sadio de ensino aos 600 alunos da escola, vizinha ao Instituto COPPEAD de Administração. No entanto, há ainda muito espaço para melhorias. Em 2002, os alunos do mestrado do COPPEAD se reuniram com a intenção de contribuir com a escola e as crianças, que, apesar de tão próximas, vivem uma realidade tão diferente. Começaram, então, a participar do dia a dia escolar, oferecendo seus conhecimentos de matemática e toda diversidade de competências adquiridas em sala de aula durante sua formação como mestres. Deu certo. As turmas seguintes compraram a ideia e deram novo fôlego ao projeto, que foi crescendo em tamanho e importância.
ECOPPEAD
Projeto criado pelos alunos do Mestrado do COPPEAD para implementar práticas sustentáveis no ambiente da escola. Motivando o repensar de atitudes para reduzir desperdícios e integrando questões ambientais, econômicas e sociais.
Nos últimos anos, fizemos uma série de campanhas incentivando a redução do uso de copos plásticos em toda a escola, com estímulo à utilização de copos e garrafas reutilizáveis. No início de 2019, então, demos um novo passo ao iniciarmos a oferta de copos biodegradáveis a base de amido de milho em todos os bebedouros da escola, em substituição aos tradicionais copos de plástico. O copo biodegradável, ou biocopo, utiliza uma matéria-prima renovável e não tóxica para o meio ambiente e que leva cerca de 180 dias para se biodegradar, em oposição ao copo de plástico que pode levar até 200 anos para se decompor no meio ambiente.
Relatório de Sustentabilidade
Global Reporting Initiative (GRI) é a metodologia mais difundida e adotada atualmente para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade em todo o mundo. O COPPEAD/UFRJ oferece um Treinamento certificado pela GRI cujo objetivo é dar conhecimento da Norma GRI (Standards) e do processo de relato de sustentabilidade dentro da organização.
World Community Grid
No início de dezembro de 2009, o COPPEAD se tornou membro da World Community Grid (WCG), comunidade sem fins lucrativos criada em 2004 com o apoio da IBM, que utiliza a capacidade ociosa dos computadores de membros voluntários para acelerar o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas às áreas de saúde (cura de doenças), meio ambiente, fenômenos naturais e à fome. O sucesso da ação depende de indivíduos ou instituições que cedam coletivamente o tempo não-utilizado de seus computadores. Por meio da tecnologia de computação em grade (grid computing), a capacidade ociosa dos computadores é utilizada para acelerar o desenvolvimento dessas pesquisas, permitindo a redução do tempo de anos para meses e a economia do custo de um supercomputador. Laboratórios governamentais e organizações científicas têm utilizado a tecnologia grid durante vários anos, resolvendo alguns dos mais importantes e complexos problemas da humanidade.

Projetos e Estudos

A colaboração academia-empresas também está presente na realização de projetos e estudos específicos, resultando em contribuições para a expansão do conhecimento acadêmico e suporte nas decisões gerenciais. Nossos parceiros nestes projetos são:

Rolar para cima