Perguntas Frequentes

Tenho que fazer o teste GMAT (Graduate Management Admission Test)?

O principal teste de admissão é o GMAT, oferecido com grande freqüência. Alternativamente, o teste da ANPAD é substituto aceitável, oferecido 3 vezes por ano (fevereiro, junho e setembro).

Terminei recentemente um mestrado em Administração, para o qual tive que fazer o teste da ANPAD. Eu tenho que fazer o teste da ANPAD de novo?

É provável que sim. Serão aceitos os resultados do teste ANPAD realizado nos últimos 3 anos e do teste GMAT realizado nos últimos 5 anos.

Tenho um certificado de um curso de inglês que eu terminei há poucos anos. Eu tenho que fazer o teste TOEFL (Test of English as a Foreign Language)?

O TOEFL é obrigatório, independente dos certificados que você já tenha obtido.

Quais são os escores mínimos para os testes?

Para o GMAT o escore mínimo desejável é de 550 pontos e para o teste da ANPAD é de 400 pontos. Já para o TOEFL, o escore mínimo desejável é de 90 pontos.

O que acontece se eu não conseguir tais pontuações?

Você poderá fazer os testes novamente (no mesmo ano) para tentar atingir a pontuação requerida. Mas não esqueça que você tem que entregar todos os documentos e resultados de testes até a data de encerramento do processo seletivo informada no edital.

É possível fazer o Doutorado em regime de tempo parcial?

A estrutura de disciplinas e pesquisa foi idealizada tal modo a exigir disponibilidade do aluno, nas dependências do Coppead, durante os primeiros 18 meses do Doutorado ( até a realização do Exame de Qualificação). Após esse tempo, o aluno deverá estar totalmente voltado para a sua tese de Doutorado. Tal atividade não exige presença constante, mas a total dedicação do aluno continua sendo imprescindível. Você é quem julga sua capacidade de cumprimento destas exigências.

Quanto tempo leva para fazer o Doutorado?

É difícil estimar a duração do Doutorado, pois existem muitas variáveis envolvidas (sua experiência em pesquisa, a profundidade dos seus conhecimentos na área que você escolheu, o tipo de pesquisa que você pretende realizar etc.). Seja realista e esteja preparado para dedicar cerca de 4 anos ao seu Doutorado.

Durante o primeiro ano, quantas vezes por semana terei que ir ao COPPEAD?

Durante o ano, as aulas irão ocorrer em diferentes dias da semana, de modo que você terá que ir com grande freqüência ao COPPEAD durante o período de créditos. Espera-se que durante a fase de pesquisa o aluno use as instalações do COPPEAD e que permaneça no Instituto com freqüência.

Como encontro um orientador para o meu Doutorado?

O seu orientador deve ser um docente com Doutorado, em regime de tempo integral no COPPEAD. Você pode encontrá-lo examinando a lista dos Docentes deste site.

Como vou saber dos interesses de um determinado docente?

Para saber dos interesses de um dado docente, você pode começar procurando o currículo LATTES. Procure pela produção bibliográfica; se você achar algum trabalho que lhe pareça interessante, procure obtê-lo. Somente após ter uma boa idéia dos interesses de pesquisa de um docente é que você deverá procurá-lo pessoalmente.

Qual a importância da pré-proposta do projeto de tese que eu tenho que apresentar na inscrição?

É de fundamental importância, pois nós vamos usá-la para avaliar se temos capacidade de orientá-lo na área de interesse indicada.

Existe um formato pré-determinado para a pré-proposta de projeto de tese?

A pré-proposta deverá ter até quatro mil palavras, espaço 1,5, explicitando que tipo de pesquisa o candidato deseja empreender no COPPEAD, bem como uma descrição sumária da viabilidade e importância da pesquisa no contexto acadêmico. Ela deve explicar sua idéia para um projeto de tese e citar um mínimo de literatura que a sustente. Sugere-se que sua pré-proposta contenha: o título do projeto; seu nome; nome do docente que você acha que poderá supervisioná-lo; breve descrição da idéia e alguma indicação da importância/significância do tema; sugestão da literatura (use livros e artigos acadêmicos) que permita descrever o estado do conhecimento na área em questão; perguntas que você acha que poderão ser respondidas ao final da pesquisa; indicação da metodologia a ser utilizada e de fontes de dados necessárias.

Caso seja selecionado para fazer o doutorado, estarei obrigado a fazer o projeto proposto?

Não necessariamente. É normal que um estudante acabe por modificar significativamente a sua proposta original, tendo em vista uma revisão de literatura mais detalhada, comentários de seu orientador e mesmo de outros professores e colegas.

Quais são as chances de conseguir uma bolsa de estudo?

Existem bolsas de estudo da CAPES, do CNPq e da FAPERJ, que são oferecidas para alunos que não têm qualquer outra fonte de renda. Normalmente não é difícil conseguir tal bolsa, mas o COPPEAD não dá nenhuma garantia de que você irá obtê-la.

O curso de MBA Executivo é considerado um curso de Especialização?

Sim. Existem duas modalidades de curso, Stricto Sensu e Lato Sensu. O curso de Especialização se enquadra na modalidade Lato Sensu.

O Certificado do curso de MBA Executivo é emitido pela UFRJ?

Sim. Existem duas modalidades de curso, Stricto Sensu e Lato Sensu. O curso de Especialização se enquadra na modalidade Lato Sensu.

Quantas turmas de MBA Executivo são oferecidas por ano?

Oferecemos duas turmas de MBA Executivo por ano, uma em março e outra em setembro. Ambas com aulas aos sábados.

Qual a duração dos cursos de Especialização do COPPEAD?

A duração dos cursos são de aproximadamente 10 meses.

Posso pagar os cursos de Educação Executiva como PF e PJ?

Sim, o investimento pode ser pago como PF, PJ ou de ambas as formas.

Scroll to Top
Rolar para cima