Centros e Grupos de Estudos

O Coppead possui centros e grupos de estudos que proporcionam produção científica de ponta em gestão de negócios.

O diálogo do COPPEAD com diversas organizações através das iniciativas de pesquisa permite a produção de conhecimento de vanguarda e inédito, contribuindo para o avanço da administração de empresas. Toda produção de pesquisa tem resultados públicos, sendo publicados em artigos, canais de congressos, casos de ensino e livros.

As equipes dos centros e grupos são formadas professores da instituição, pesquisadores externos e por alunos dos programas stricto sensu (mestrado e doutorado) ou de graduação. Essas instâncias podem contar com o apoio de financiamentos externos, que incluem as agências de fomento público e empresas privadas, que podem patrocinar Cátedras de Pesquisa. Central de atendimento do Espaço COPPEAD de Pesquisa: coppead.pesquisa@coppead.ufrj.br

Linhas de Pesquisa

Formação, Crescimento e Transformação de Sistemas de Negócio, Organizacionais e Socioeconômicos
Reúne projetos de pesquisa que examinem os processos de formação, crescimento e transformação de variados sistemas – startups, empresas familiares, corporações, empresas públicas, organizações sem fins lucrativos, redes, setores econômicos e setores públicos, entre outros. Esses processos são analisados no contexto dos ecossistemas com os quais os sistemas focais coevoluem ou em meio aos quais se desenvolvem. O processo de formação abrange fenômenos tais como empreendedorismo e inovação, enquanto o processo de crescimento compreende movimentos tais como expansão orgânica, fusões e aquisições, internacionalização e integração vertical. Já os processos de transformação de sistemas abrangem importantes alterações devido a disrupções tecnológicas, inovações disruptivas, mudanças regulatórias e políticas de privatização.

Tomada de Decisão, Comportamento e Ética
Reúne um grupo interdisciplinar de projetos de caráter metodológico diverso, cujo principal objetivo consiste em compreender o comportamento de indivíduos, organizações e governos, contemplando não apenas os processos de decisão cognitivos e racionais, mas também os mecanismos sócio-culturais e materiais. As dinâmicas de mudança orientadas por princípios éticos e de sustentabilidade, seja no âmbito das práticas de consumo ou de gestão organizacional, são de particular relevância na articulação dessa linha de pesquisa.

Administração e Economia de Negócios
Linha de pesquisa que utiliza a teoria econômica e financeira aliada métodos quantitativos para analisar as empresas e os fatores que contribuem para a diversidade das estruturas organizacionais e as relações das empresas com mercados de trabalho, de capitais e de produtos. Trata de questões como organização industrial, gestão estratégica, produtividade e benchmarking. Além disso, a linha de pesquisa inclui o estudo da intermediação financeira, que engloba instituições financeiras e sua regulamentação e a gestão de investimentos em ativos financeiros e reais, além da gestão de risco. A linha se preocupa em responder a questões de como outros fatores externos econômicos, ambientais e sociais podem influenciar as decisões de negócios, tais como mudanças na regulamentação do setor ou nos demais fatores de produção.

Centros de Estudos

Grupos de Estudos