fbpx

[Lançamento] Pesquisadores do COPPEAD contribuem para livro sobre inovação no setor de seguros

Pesquisa para geração de impacto na sociedade. Com uma ótica investigativa e propositiva, a Escola Nacional de Seguros (ESN) lança o livro Inovação em Seguros: Ética e Direito, Consumo, Finanças, Tecnologia, que teve capítulos escritos pelos Professores Carlos Heitor Campani, Maribel Suarez e pela pesquisadora de pós-doutorado Camila Braga.

O livro reúne artigos relacionados ao avanço do setor de inovação e das novas formas de negócios implementadas pelos players do mercado de seguros. As análises foram desenvolvidas por autores de notória qualificação acadêmica e profissional no setor e seus resultados propõem um direcionamento para projetos, ações e campanhas de inovação, além de servir de base e/ou fonte de consultas para as decisões governamentais que atingem o mercado securitário.

No capítulo 2, nomeado de “Os impactos das novas tecnologias e da sociomaterialidade na vulnerabilidade digital do consumo de seguros”, as autoras Camila Braga e Maribel Suarez abordam o papel dos objetos inteligentes nas percepções de vulnerabilidade digital, na medida em que são capazes de afetar e transformar o cotidiano dos consumidores e, de forma mais ampla, os mercados.

Já Carlos Heitor Campani é autor do capítulo “Proposta de estrutura a termo de taxas de juros para utilização por planos de previdência complementar aberta”. Sua proposta procura aproximar os produtos de previdência privada das suas reais razões de existência, promovendo uma melhor precificação no momento de conversão em renda. Além disso, cria um contexto mais apropriado para a efetiva aposentadoria por um plano de previdência privada, a partir do desenvolvimento de uma metodologia própria para determinação da taxa de juros no cálculo de rendas previdenciárias.

A publicação em formato digital pode ser baixada gratuitamente no site da ENS, clicando neste link.

Rolar para cima