Sua organização administra os emaranhamentos?

Em artigo produzido ao RHpraVOCÊ, a profª. Maribel Suares comenta sobre a administração dos emaranhamentos nas organizações.
Artigo: Profª. Maribel Suarez

Os padrões de comportamento podem ser analisados a partir de diferentes perspectivas, que podem contemplar desde um indivíduo fazendo escolhas, dentro da sua rotina, uma empresa estruturando seus processos e práticas até uma perspectiva mais macrossocial, que diz respeito a entender como grupos sociais estabelecem padrões que durarão por gerações futuras.

Embora o imaginário e o senso comum falem muito de agência individual e mudanças, é possível pensar que, a despeito das narrativas que valorizam o poder de escolha dos indivíduos, vivemos inercialmente dentro de padrões e estruturas sociais.

Emaranhamentos são os entrelaçamentos entre pessoas e coisas, que possibilitam e canalizam as práticas cotidianas. Podemos exemplificar de forma simples o conceito de emaranhamento a partir da disseminação do uso do whatsapp. Em menos de uma década, essa mídia social se tornou uma ferramenta nas atividades cotidianas como trabalhar, se divertir, fazer compras, cuidar da família, dentre tantas outras atividades fundamentais que compõem a vida cotidiana.

No contexto das organizações, para a maioria das pessoas e equipes de trabalho, parece difícil pensar alternativas de comunicação mais rápidas e abrangentes. O poder dessa ferramenta se evidencia numa pergunta simples: o que aconteceria se um indivíduo optasse por descontinuar o uso do whatsapp?

De maneira geral, as práticas mais difíceis de mudar são aquelas que estruturam a vida social, que servem de pano de fundo e engrenagem para as relações entre pessoas e coisas.

Leia outras notícias clicando aqui.