Vale a pena pagar o IPVA e o IPTU à vista?

Carlos Heitor - Valor Investe
Artigo: Profº Carlos Heitor

A maioria, senão todos os estados da Federação estão dando descontos para quem pagar o IPVA em cota única, ou seja, à vista. Da mesma forma, muitos municípios oferecem descontos para o pagamento do IPTU à vista. Com a Selic em alta, os descontos se tornam menos atraentes, simplesmente porque você pode investir o dinheiro e este render mais. E então vem a dúvida: será que vale a pena pagar essas e outras contas à vista? Neste artigo, ajudarei você a tomar a melhor decisão. Vem comigo!

(…)

ENTENDENDO O QUE ESTÁ POR DETRÁS DA CONTA

A principal métrica de um desconto para pagamento à vista se refere à taxa de investimento implícita que o desconto oferece. Para entender esse conceito, pense que ao pagar à vista, você está trocando parcelas mensais que somam um montante maior que o pagamento à vista (exatamente por este oferecer um desconto). Logo, há uma taxa de juros implícita nessa conta que iguala o seu pagamento à vista às parcelas futuras. Nos livros acadêmicos, esse conceito é conhecido como taxa interna de retorno de um investimento e é o balizador fundamental para saber se o desconto vale a pena ou não.

(…)

FAZENDO AS CONTAS

A tabela abaixo ajuda você a tomar as melhores decisões quando confrontado com a decisão de parcelar ou pagar à vista com desconto. Um detalhe importante é sempre procurar saber se a primeira parcela se dá no ato, ou seja, no mesmo momento em que o pagamento integral à vista seria realizado. Em muitos casos é desta forma que acontece. E isso vale para o IPVA nos estados que pesquisei e para o IPTU em muitos municípios. Logo a seguir da tabela, explicarei como utilizá-la.

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Leia outras notícias clicando aqui.

Scroll to Top
Rolar para cima