![Em contribuição ao RH Pra Você, a Profª Maribel Suarez comenta sobre os aprendizados mediante conflitos nas organizações e como remediá-los.](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/02/Maribel-RH-pra-Voce.jpg)
![Em contribuição ao RH Pra Você, a Profª Maribel Suarez comenta sobre os aprendizados mediante conflitos nas organizações e como remediá-los.](https://www.coppead.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/02/Maribel-RH-pra-Voce.jpg)
Conflitos fazem parte das relações humanas, podendo ser tanto um problema como também motor para aperfeiçoamento, inovação e oportunidades para as organizações. Além da cultura que embasa e sustenta as práticas de interação entre os funcionários, os efeitos dos conflitos nas organizações dependem da atitude e das habilidades dos indivíduos para lidar com choques de opinião e a falta de entendimento entre as partes.
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Na sua manifestação construtiva, pela via do conflito, a organização pode alcançar compreensões inovadoras, reforçando as relações e compromissos existentes. Conflitos são guias que evidenciam o que ainda não atende às necessidades dos indivíduos e aquilo que se desvia dos acordos relacionais a serem cuidados.
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Em alguns casos, o conflito se inicia nos processos da própria empresa, nas diferenças de visões e objetivos dos departamentos. Em outros, são as pressões do ambiente e os medos em torno das ameaças que levam pessoas e equipes discordarem. Por fim, características individuais, como traços de personalidade, hábitos e valores, podem fazer que pessoas construam campos de batalha, mesmo em torno de questões simples de se resolver.
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Nesse processo, desenvolver a capacidade de escuta é fundamental. Não apenas abrir os ouvidos para acessar os fatos que se apresentam, mas também os aspectos emocionais em jogo. Um desafio na gestão de conflitos é reconhecer que estes envolvem quase sempre uma dimensão não racional que precisa ser acolhida, sob o risco de voltar a se manifestar em outras situações, num curto espaço de tempo.
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Desenvolver e divulgar um código de conduta da empresa, com normas e boas práticas para um bom relacionamento nas tarefas rotineiras, dá transparência ao comportamento esperado dentro da cultura organizacional.
Zelar pelo devido tratamento aos incidentes e desvios de conduta, mostrando uma atenção cuidadosa e ponderada de resolução coletiva, evidencia a capacidade da organização em lidar com conflitos mesmo nas situações mais difíceis.
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