É Fácil Bater o Mercado? Análise de Fundos de Ações em 2022!

Profº Calos Heitor analisando os Fundos de Ações de 2022
Artigo: Profº Carlos Heitor

O Ibovespa fechou a semana passada com uma alta de 7,6% no ano, em grande parte movido pelas ações blue-chips (aquelas com maior liquidez na bolsa), contando principalmente com os quase 70% de rentabilidade total entregue pela Petrobras (BVMF:PETR4) aos seus acionistas em 2022. No mesmo período, o índice SMLL, que representa uma cesta de empresas de menor porte, caiu 4,6%! No artigo de hoje, procuro fomentar a famosa discussão: “é fácil bater o mercado”? Neste contexto, analisei um total de 3.441 fundos de investimento em ações (FIAs). O artigo também serve para você posicionar fundos de ações e saber como eles estão performando relativamente a seus pares no mercado.

(…)

E, agora, um disclaimer importante: uma análise de qualquer tipo de investimento jamais pode se deixar levar apenas pelo desempenho mais recente ou mesmo apenas por rentabilidades. Observar períodos mais longos é fundamental para analisar a persistência de eventuais boas performances. Da mesma forma, verificar o risco ao qual a estratégia do fundo se expõe permite avaliar se ele se adequa ou não ao seu perfil de investimento.

(…)

QUAIS OS FUNDOS DE AÇÕES MAIS RENTÁVEIS EM 2022 ATÉ ENTÃO?

Apresento na tabela abaixo os 50 fundos mais rentáveis em 2022, até a última sexta-feira. Note que muitos do topo da lista são Fundos Mútuos de Privatização (FMPs) da Petrobras (BVMF:PETR3 e PETR4): FMPs são fundos geralmente monoativos (ou seja, que compram papéis apenas de uma empresa) criados exclusivamente para permitir ao cidadão investir com recursos disponíveis no FGTS em ações de empresas oriundas de processos de privatização. Recentemente, FMPs foram utilizados como veículos para se investir no processo de desestatização da Eletrobras (BVMF:ELET3) (BVMF:ELET6).

(…)

Por fim, divido com vocês o ranking dos 50 fundos de ações com os maiores índices Sharpes até então em 2022. Como taxa livre de risco, utilizei o CDI, que rendeu 7,1% no período em tela.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Scroll to Top
Rolar para cima