O que o andar do bêbado tem a ver com investimentos?

Carlos Heitor – Valor Investe

Em um dos meus livros prediletos, o brilhante matemático-físico Leonard Mlodinow usa o ‘andar do bêbado’ como metáfora para a aleatoriedade, argumentando que o acaso possui um impacto muito maior em nossas vidas do que podemos imaginar.

Imagine a seguinte situação: você resolve jogar na Mega-Sena, espera pelos resultados e percebe que não foi desta vez que ficou milionário. Lê daqui e dali e descobre que Joãozinho acertou os seis números e é o novo milionário do pedaço. E então vê no noticiário uma entrevista com Joãozinho:

Repórter: “Joãozinho, conte para nós qual foi a técnica utilizada para acertar os seis números da Mega-Sena. Você utilizou alguma estratégia?”

Joãozinho: “Ah, foi fácil. O 4 é meu número de sorte. Como nasci no dia 7 de dezembro de 1952, apostei também no 7, no 12 e no 52. Além disso, apostei no 10, que é a camisa do meu ídolo maior: Zico. Por último, o 42 foi porque sonhei com esse número no dia anterior à aposta.

Agora, imagine uma outra situação na qual o gestor de um fundo explica como conseguiu obter o maior retorno dentre todos os fundos de investimento da sua categoria nos últimos doze meses, tendo alcançado um rendimento muito acima da média do mercado em que atua. O gestor usa aspectos macroeconômicos para explicar como construiu sua carteira e alterou posições ao longo dos meses, mostrando tudo com uma coerência lógica bastante lúcida.

Amigo leitor e amiga leitora, os exemplos acima são diferentes e carregam ingredientes distintos, mas quero aqui tirar lições de que há, sim, paralelos a serem traçados. No caso do Joãozinho, por óbvio, sua “técnica e estratégia” para acertar a Mega-Sena não aumenta as chances de êxito caso seja repetida e, portanto, não irá nos ajudar a acertar os próximos números sorteados. A aleatoriedade respondeu, claramente, por 100% do sucesso de Joãozinho, mesmo ele tendo uma lógica bem explicada para escolher os seis números.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.
Para outras informações siga: @carlosheitorcampani

Aproveite e saiba mais também sobre o programa de Post-MBA Certificate em Valuation do Coppead. Inscrições abertas!

Rolar para cima