Uma Nova Metodologia para Escolher Fundos de Ações (FIA)

Em artigo produzido para o Investing.com, o professor Carlos Heitor comenta sobre uma nova metodologia para escolher Fundos de Ações (FIA)
Artigo: Profº Carlos Heitor

Olá, pessoal! Hoje compartilharei com vocês os resultados de um trabalho acadêmico publicado há alguns anos em coautoria com João Antonio de Mendonça Junior e o Prof. Ricardo Pereira Câmara Leal, meu colega no Coppead-UFRJ. Não à toa, João é atualmente Head de Analytics da Área de Soluções de Investimentos em fundos de fundos na BRAM – Bradesco Asset Management. O artigo foi publicado na RAC – Revista de Administração Contemporânea (A2, patamar mais alto alcançado por revistas acadêmicas brasileiras) e pode ser encontrado na minha homepage (carlosheitorcampani.com) sob o título “A Escolha de Fundos de Ações e o Investidor Individual”.

Na tabela acima, separamos a análise em anos completos que iniciavam em setembro de um ano até agosto do ano seguinte (porque fechamos os dados ao final do mês de agosto de 2014). Perceba que, na maioria das vezes, os fundos selecionados pela metodologia (como de “Maior pontuação”) apresentam alfas positivos e significantes em proporção maior do que o mercado (linha “Todos os FIA”), indicando que a metodologia funcionou. Por sua vez, as colunas mais à direita (de alfas negativos) mostram que a metodologia escolhe bem menos fundos com alfas negativos na comparação proporcional com o mercado, reforçando a sua eficácia.

A linha “100 melhores” reflete um benchmark interessante, mas “desleal” porque os 100 melhores fundos só são conhecidos após cada período de análise e, portanto, trata-se de uma carteira indisponível previamente ao investidor e realmente muito difícil de ser batida na prática. Não obstante, a comparação é interessante porque nossos fundos selecionados “jogam de igual pra igual” com os 100 melhores a posteriori, por vezes perdendo ligeiramente, mas muitas vezes vencendo.

Veja a primeira parte clicando aqui.