IPCA: Inflação supera projeção e sobe 0,83% em fevereiro, puxada por educação

Em artigo para o Investing.com, o professor Raphael Moses comenta sobre a alta da inflação, além das projeções, impulsionada pela educação.
Participação: Prof. Raphael Moses

A inflação oficial brasileira medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,83% em fevereiro, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As expectativas consensuais indicavam alta de 0,78% e, em janeiro, o índice havia subido 0,42%. O indicador acumula alta de 1,25% neste ano e, em doze meses, passou de 4,51% para de 4,50%.

Não haveria qualquer impacto do grupo que mais afetou a inflação no mês passado na condução da política monetária para esse ano, concorda Raphael Moses, professor do COPPEAD/UFRJ. “Os reajustes anuais desse grupo já são de certa forma esperados pelo mercado no mês de fevereiro. Prova disso é que os juros futuros amanheceram em queda após a divulgação do IPCA”.

O professor considera uma boa notícia os dados dos serviços subjacentes, que tiveram uma desaceleração e costumam ser olhados de perto pelo Banco Central para a tomada de decisão em relação a cortes ou elevação da taxa básica de juros.

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.