Neuroliderança: aprender como seu cérebro funciona pode te ajudar a ser um líder melhor

Artigo: Profª. Paula Chimenti e Kelly Guarnier

Como professoras e pesquisadoras, muitas vezes discutimos liderança com executivos. Nessas ocasiões, há duas perguntas que gostamos muito de fazer. A primeira é:

– Qual a principal tarefa de um líder?

Até aí, nada de novo. Os executivos sabem a “resposta certa” e, logo, alguém diz, feliz:

– Desenvolver seus liderados.

A turma toda parece aliviada e satisfeita com essa resposta inequívoca e expressa rapidamente sua concordância com gestos de cabeça e ruídos de aprovação. Neste momento de descontração, lançamos a segunda pergunta:

– Então, se todos concordam que a principal tarefa é desenvolver as pessoas, quanto tempo na última semana vocês passaram desenvolvendo seus liderados?

O silêncio e a consternação que se seguem, com pouquíssimas exceções, é sinal de duas coisas. A primeira é que um aprendizado importante acabou de acontecer. A segunda é que é muito, muito difícil implementar na prática coisas que a gente já sabe que funcionam na teoria. 

(…)

A liderança é um elemento fundamental e é importante considerar que as práticas de gestão de pessoas vêm sendo questionadas e novas teorias estão surgindo para apoiar os profissionais e instituições a se reinventar.

Como uma alternativa inovadora para produzir novas práticas de liderança, a neuroliderança combina ciência do cérebro e psicologia para identificar e desenvolver as habilidades dos líderes eficazes, a fim de trazer soluções capazes de atender aos desafios crescentes e sustentabilidade dos resultados.

(…)

Acesse a notícia na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima