Contribuição: Raphael Moses
No último dia 11 (11/06), o professor Raphael Moses contribuiu em matéria para o Jornal Hoje sobre o aumento da inflação no mês de maio, participando da programação oficial da rede Globo. Confira abaixo alguns trechos da reportagem.
“A inflação oficial do Brasil acelerou em maio. O IPCA subiu para 0,46% de acordo com o IBGE, acima do resultado de abril (0,38%). De acordo com o IBGE, pesaram, em maio, o preço dos alimentos. Esses preços já foram impactados pelas enchentes do Rio Grande do Sul.”
(…)
Raphael Moses: “Além da questão da Safra, as pessoas têm falado pouco do transporte, da logística, a dificuldade da gente trazer os alimentos lá do Rio Grande do Sul para o resto do país. Com essa dificuldade, obviamente, se impacta a oferta. Com a oferta menor desses produtos, a tendência é de aumento dos preços.”
Raphael Moses: “A gente está tendo um mercado extremamente aquecido, a massa salarial altíssima e aumentando cada vez mais. Isso faz com que as pessoas consumam mais bens e serviços. O Banco Central olhando para isso, ele tem que — de alguma forma — frear isso, se não a inflação acaba aumentando muito. Então, a expectativa que a gente tinha de um corte na taxa básica de juros (a Selic) já está mudando justamente para frear o aumento da inflação.”
(…)
Assista à reportagem na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.