fbpx
finanças-pessoais-carlos-heitor

Carlos Heitor Campani na Valor Invest: Você conhece os Análise dos índices de ações Valor-Coppead?

Portal: Valor Investe

Uma análise da performance histórica dos índices mostra que é possível oferecer estratégias amplas mais eficientes que ETFs de Ibovespa ou da família IBrX.

Conforme reportagem do Valor Econômico publicada no último sábado (clique aqui para acessá-la), os dois índices Valor-Coppead tiveram as duas maiores rentabilidades em abril (5,7% e 5,5%) dentre todos os índices e investimentos considerados na publicação (que incluiu dólar, ouro e até o bitcoin). Neste artigo, dividirei com vocês quais as estratégias que os índices Valor-Coppead representam, bem como as suas razões de ser.

Os dois índices de ações Valor-Coppead foram idealizados por mim e por meu colega Prof. Ricardo P. Câmara Leal e contou com um grupo de pesquisa composto por 10 mestrandos do Coppead-UFRJ. Até onde se tem notícia, esses são os únicos índices independentes da bolsa brasileira. A B3 oferece quatro índices amplos (Ibovespa, IBrX 50, IBrX 100 e IBrA), cujos papéis são selecionados de acordo com o critério de liquidez, medido pelo índice de negociabilidade da B3, e ponderados por seus valores de mercado no free float (ou seja, montante total disponível para negociação).

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Rolar para cima