Vamos Falar de Valuation?

Acompanhe os oito artigos já publicados pelo Profº Carlos Heitor e entenda todos os conceitos e aplicações práticas de Valuation.
Artigo: Profº Carlos Heitor

Olá, pessoal. O meu último artigo por aqui, publicado há duas semanas (clique aqui para ler), foi bastante acessado e até chegou à posição de artigo mais lido do Investing.com. Isso, claro, me deixa feliz e aumenta o meu compromisso em escrever artigos com conteúdos diferenciados e sempre com muita responsabilidade. No artigo, fiz um exercício didático de como é feito um Valuation na prática, tendo utilizado a empresa PETZ (BVMF:PETZ3) como exemplo.

(…)

Como Valuation é um assunto muito importante e de grande interesse para investidores, resolvi no texto de hoje resgatar a série de 8 artigos que publiquei por aqui sobre este tema há cerca de dois anos. A ideia é realmente chamar a atenção de vocês que não me seguiam na época ou mesmo que acompanharam a série, mas podem achar interessante revisitá-la. Trarei pontos que julgo bastante importantes, principalmente porque a série foi inédita e muito do seu conteúdo não consta em livros didáticos, sendo fruto da minha experiência tanto na literatura acadêmica quanto na prática (pois costumo fazer laudos de Valuation com enorme frequência no mercado). Para aqueles que quiserem se aprofundar e ler integralmente a série original, apontarei os links para todos os artigos na medida em que os revisito neste texto. Vamos lá?

(…)

“Cada metodologia lança mão de um fluxo de caixa diferente e, por consequência, utiliza uma taxa de desconto diferente. Qualquer confusão ao utilizar uma taxa de desconto inapropriada ao fluxo de caixa (ou vice-versa) produzirá uma avaliação conceitualmente incorreta. Essa taxa também é conhecida como custo de oportunidade. Ao contrário do que muitos imaginam, o custo de oportunidade é do projeto e não do dono do dinheiro! Em outras palavras, ele NÃO depende da origem do recurso, mas sim da sua destinação (guarde isso para sempre): afinal, não é porque você eventualmente ganhou um dinheiro fácil que justificaria investir em um projeto ruim.”

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima