O número de ETFs disponíveis naB3 vem, recentemente, crescendo com vigor. Há cerca de um ano, quando escrevi por aqui a respeito desse mercado, eram somente 41, enquanto, atualmente, esse número praticamente dobrou para 81 ETFs ativos. A maioria absoluta segue índices de renda variável, ao passo que apenas 8 ETFs são de renda fixa. Para quem estiver iniciando no assunto e quiser aprender mais sobre ETFs, inclusive seus prós e contras, acesse este meu artigo aqui.
(…)
Por isonomia, minha amostra de análise contou apenas com os 63 ETFs com histórico completo em 2022. Finalizei essa análise no fechamento do mercado na última sexta-feira, dia 19 de agosto. Segue abaixo a tabela com os ETFs ordenados segundo suas rentabilidades no ano. Além disso, explicito igualmente a volatilidade anualizada bem como a casa responsável pela gestão do ETF e o seu índice referência. As linhas mais escuras representam ETFs de renda fixa, enquanto todos os outros são de renda variável.
(…)
A tabela acima permite uma série de observações em diferentes direções. Deixo-os livres para as análises que desejarem. Apenas ressalto que cada ETF segue um índice e a comparação entre índices precisa ser feita com a devida cautela por tratarem de estratégias bastante distintas, inclusive em mercados altamente díspares. O mais importante é realmente um olhar abrangente sobre todos os ETFs disponíveis e o entendimento dos mercados diversos que eles representam. Em minha opinião, as possibilidades de diversificação com ETFs são valiosíssimas.
(…)
Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.