Olá, pessoal. Convidei o Matheus Pereira para escrever comigo o artigo de hoje. Matheus é mestre pelo Coppead/UFRJ, especialista em planejamento estratégico e modelagem financeira, além de ser um amante da estratégia de Value Investing, nosso tema de hoje. Ele pode ser encontrado nas redes sociais, através do perfil @matheuspereira1986. Espero que vocês gostem do artigo. Escrevemos com muito carinho.
“É melhor comprar uma empresa maravilhosa por um preço justo do que uma empresa justa por um preço maravilhoso” – Warren Buffet.
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Outro ponto alto do Value Investing é saber que existem momentos de mercado mais adequados para realizar os investimentos. Isso porque o mercado é muito volátil e o seu “humor” acaba influenciando de maneira positiva ou negativa os preços como um todo. Surge, daí, o conceito de “Margem de Segurança” que sugere que o investidor acompanhe frequentemente a diferença entre preço e valor, de forma a tomar a decisão de compra quando esta margem de segurança estiver favorável a ele.
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Duas questões fundamentais da estratégia de Value Investing já foram devidamente apresentadas. Agora, vamos a uma discussão mais prática: como realizar de fato o processo de investimento de valor? Para isso, há quatro etapas:
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A etapa anterior teve como objetivo reduzir o número de empresas no seu radar. Como em muitas situações cotidianas, foco é importante. Idealmente, um bom número de empresas que chegarão a esta etapa vai de 10 a 20. Grandes investidores, munidos de equipe de analistas, podem, decerto, chegar a um número maior do que esse. Agora, você deve se aprofundar intensamente sobre cada uma delas. E, nesta hora, surge a pergunta crucial: o que avaliar nas empresas filtradas?
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