Será que fake news afetam a sua carteira?

Em artigo para Investing.com, o profº Rodrigo Leite e o consultor, Matheus Moura, comentam sobre a influencia das fake news na economia.
Artigo: Prof. Rodrigo Leite e o Consultor Matheus Moura

Como estamos em um mês eleitoral, as famosas Fake News estarão presentes a fim de influenciar a tomada de decisão dos eleitores indecisos. Estudos passados já documentaram que programas de TV afetam os votos de eleitores [1], enquanto uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center for the People and the Press, revela que 21% dos indivíduos entre 18 e -29 anos regularmente assistem regularmente programas satíricos de televisão para obter informações sobre a política presidencial [2].

A desinformação tem sido características da comunicação desde pelo menos os tempos romanos, quando Júlio César conheceu Cleópatra. Registros históricos sugerem a existência de propagandas falsas feitas por César contra a reputação de Marco Antônio gravadas em moedas em 44 A.C. [3]. Todavia, essa nova versão que chamamos de Fake News é diferente.

(…)

Será que, partir de uma simples postagem em uma rede social ou blog, investidores (profissionais e não profissionais) são levados a esquecer os fundamentos e a acreditar que o fluxo de caixa futuro de uma empresa será afetado? Será que Robert Shiller [4] está correto ao afirmar que dicas de investimentos se espalham como epidemias entre investidores, criando uma exuberância irracional? Ou será que Eugene Fama [5] estava sempre correto com seu trabalho na teoria do mercado eficiente?

(…)

Enquanto ambos os presidentes realizaram comentários verdadeiros e falso ao longo de seus mandatos, o mercado parece responder de maneira diferente dado o emissor.

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima