Carlos Heitor no Extra: percentual de brasileiros com mais de 50% da renda comprometida com dívidas atinge o maior patamar em 5 anos

A disparada na inflação no Brasil reduziu drasticamente o poder de compra dos brasileiros, mas outro efeito negativo foi o número de famílias brasileiras com dívidas ou contas em atraso, que bateu recorde em maio. Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do total de endividados no país, 22,2% precisaram comprometer mais de 50% da renda para quitar débitos com bancos e financeiras, o maior patamar para o índice desde dezembro de 2017. Ainda de acordo com os registros publicados pela CNC, o comprometimento médio da renda familiar com dívidas chegou a 30,4% no quinto mês de 2022, com 28,7% das famílias inadimplentes.

Para ajudar a analisar a situação, compreender o cenário financeiro das famílias brasileiras e os principais fatores que prejudicam a economia, o professor de Finanças do Coppead/UFRJ, Carlos Heitor, contribuiu com o jornal Extra destacando também a influência da guerra na Ucrânia para o resultado.

Acesse a matéria na íntegra clicando aqui.

Matéria também replicada pelos portais Dedução, Em Tempo, IG, Mix Vale, Portal Amazônia e Yahoo!. Clique para acessar.

Dedução | Em Tempo (Página 8) | IG | Mix Vale | Portal Amazônia | Yahoo!

Para outras informações siga: @carlosheitorcampani

Rolar para cima
Rolar para cima