Prof. Ariane Roder discute sobre possível inviabilização do acordo entre Mercosul e União Europeia

Portal: Jornal Diário do Comércio e Indústria – DCI – impresso e online
Data: 26/08/2019

 

Acordo de comércio entre Mercosul e União Europeia pode ser inviabilizado

É de interesse direto do setor agroexportador nacional mais profissionalizado que esta crise não se estenda. Por isso, a cientista política Ariane Roder, professora no Instituto Coppead de Administração da UFRJ, avalia que a bancada ruralista, até agora mais discreta, deverá começar a pressionar o Executivo federal.

“A bancada ruralista é base do governo, dá suporte a ele. E essa postura do Bolsonaro tende a fragilizar a base”, comenta Roder. “E o presidente, por sua vez, tem o interesse de manter essa base para aprovar as reformas estruturais, como a Previdência Social, a mudança no sistema de tributação”, acrescenta.

A especialista da UFRJ ressalta que a primeira medida utilizada pelos países para exercer pressão sobre um determinado governo é sempre uma sanção comercial, econômica. Isso, para ela, preocupa, já que o Brasil ainda tenta se recuperar de uma recessão.

Na última sexta-feira (23), a França e a Irlanda ameaçaram bloquear o acordo de comércio entre Mercosul e UE. No mesmo dia, a Finlândia, que ocupa a presidência rotativa da União Europeia, anunciou que cogita pedir ao bloco que interrompa as compras de carnes do País, em retaliação ao desmatamento e queimadas na Amazônia. “Esse tipo de crise não inviabiliza somente a agenda comercial, mas também a cooperação entre os países em diversas áreas, como a científica e tecnológica”, diz Roder.

 

Confira na íntegra: https://www.dci.com.br/economia/acordo-de-comercio-entre-mercosul-e-uni-o-europeia-pode-ser-inviabilizado-1.826252

 

Assessoria de Imprensa: Contextual Comunicação

Rolar para cima
Rolar para cima