fbpx

O professor Vicente Ferreira concedeu entrevista sobre “Apenas uma em cada quatro empresas sobrevive por mais de dez anos, diz IBGE”

Portal: O Globo
Data: 23/10/2020

 

Apenas uma em cada quatro empresas sobrevive por mais de dez anos

Manter uma empresa de pé no Brasil é uma missão para poucos. Levantamento feito pelo IBGE revela que apenas um em cada quatro negócios inaugurados em 2008 conseguiram chegar em 2018 com as portas abertas. Com a pandemia, a situação tende a se agravar.

De acordo com a pesquisa, a economia brasileira registrou, em 2008, a abertura de 612.954 empresas. Passados dez anos, apenas 25,3% continuavam em operação.

— As empresas estão sendo afetadas porque a economia está ruim. O Brasil tem crescido pouco nos últimos anos, e a tendência é que agora, com a pandemia, a situação fique ainda mais grave — avalia Vicente Ferreira, professor do Coppead e diretor do Parque Tecnológico da UFRJ. — Estamos olhando pelo retrovisor os dados de 2018. O quadro real que temos atualmente é muito mais grave.

A taxa de sobrevivência das empresas cai à medida que o tempo passa. Ao fim do primeiro ano de funcionamento, 81,5% ainda estão operando. Cinco anos depois, mais da metade já encerrou suas atividades.

 

Assessoria de Imprensa: Contextual

Para ler a matéria completa clique aqui.

Rolar para cima