Para empresas, dívida é bom, mas com responsabilidade!

Carlos Heitor – Valor Investe

A dívida pode ser uma ferramenta poderosa para que uma empresa cresça, mas traz consigo prós e contras. O ponto indiscutível é que existe uma estrutura de capital ótima a ser buscada, através da qual a empresa balanceia dívida com patrimônio líquido em uma razão que maximize o seu valor.

Olá, pessoal! Hoje coescrevo com Fabio Civiletti, Diretor Executivo da iluminus consultoria e Mestre em Finanças pela Université de Bordeaux. Fui seu orientador quando atuei como professor visitante dessa instituição há alguns anos e, desde então, desenvolvemos uma parceria, trabalhando em conjunto em diversos projetos de consultoria, bem como em programas de capacitação executiva.

Neste artigo, decidimos por trazer um tema extremamente relevante no universo de finanças corporativas: estrutura de capital e suas implicações. Trata-se de um assunto complexo, amplamente estudado e sobre o qual a grande maioria dos executivos – senão todos – se depara com decisões estratégicas que impactam de forma direta o sucesso de seus negócios.

Naturalmente, não temos a pretensão de cobrir todo o arcabouço teórico em um único texto, mas, sim, apresentar ao leitor os principais achados da academia, sempre complementando com uma visão prática sobre o tema.

Quando uma empresa não possui caixa suficiente e precisa financiar ativos e/ou projetos, existem fundamentalmente duas fontes de capital a se acessar: acionistas (que aportam capital próprio, também referido como “equity”) e terceiros (que aportam capital na empresa em forma de dívida). Ao se depararem com uma nova necessidade de financiamento é papel dos executivos definir qual dessas fontes acessar, conhecendo as vantagens e desvantagens de cada uma, bem como os impactos de se modificar o equilíbrio dívida/equity da companhia.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.
Para outras informações siga: @carlosheitorcampani

Aproveite e saiba mais também sobre o programa de Post-MBA Certificate em Valuation do Coppead. Inscrições abertas!