Carlos Heitor no Valor Investe: carteira de Fundos de Ações

Em sua coluna no Valor Investe, o professor de Finanças do Coppead/UFRJ, Carlos Heitor, analisou o processo de escolha de carteiras de fundos de investimentos em ações (FIAs). O professor destaca sua pesquisa na área, realizada em conjunto com o professor do Coppead, Ricardo Pereira Câmara Leal, e João Antonio de Mendonça Junior, da Bradesco Asset Management – BRAM. Carlos Heitor aproveitou para apresentar o modelo proposto no trabalho para calcular uma pontuação que auxilie na escolha de FIAs brasileiros.

“No trabalho, propomos um modelo que calcula uma pontuação para a escolha de FIAs brasileiros. Ao utilizar essa pontuação para escolher FIAs nos quais investir, encontramos performances acima da média do mercado. A pontuação obtida por cada FIA analisado foi fruto de uma regressão onde um total de dez variáveis explicativas foram utilizadas, sendo que todas eram binárias, ou seja, indicativas ou não de cada uma das dez características analisadas. Decerto, algumas características se mostraram mais relevantes do que outras no sentido de prever a boa performance futura de um fundo.”.

Para outras informações siga: @carlosheitorcampani