Campanha de Natal arrecada fundos para Projeto de incentivo a nano empreendedorismo

A comunidade de alunos, ex-alunos, professores e colaboradores do COPPEAD e da Alumni COPPEAD  se mobilizam para arrecadar recursos em prol do Projeto ManaMano, voltado para o fortalecimento de nano e microempresas em favelas e periferias do Rio.

Concebido como forma de combate aos impactos econômicos causados pela Covid-19, o ManaMano é um fundo de transformação social e de desenvolvimento destinado a fortalecer negócios de nano e micro empreendedoras, oferecendo suporte financeiro, formação e consultoria em gestão.

A iniciativa reuniu diversos agentes de mudança: UFRJ e instituições de fellows da Ashoka, organização sem fins lucrativos que lidera um movimento global de impacto social a partir do empreendedorismo. Participam do ManaMano diversas unidades da universidade, como o COPPEAD, e os fellows Asplande, Saúde Criança, Luta pela Paz e Gastromotiva

“Em 2020 iniciamos um piloto com 6 empreendedoras, que participaram de aulas de gestão, ministradas por professores da universidade e convidados, e agora estão no processo de mentoria sobre como se estruturar e usar o capital semente recebido” conta Maribel Suarez, professora do COPPEAD e uma das coordenadoras do projeto. As empreendedoras foram selecionadas após processo de seleção e são acompanhadas pela equipe do projeto. “Nosso objetivo é crescer exponencialmente o impacto do projeto, atendendo até 700 empreendedores em 2 anos”, comenta.

A campanha de Natal envolve a arrecadação para o capital semente entregue às empreendedoras participantes. Os recursos arrecadados nesta campanha serão integralmente revertidos para o apoio financeiro no valor de R$2500,00 a cada empreendedor. “ O ManaMano continuará oferecendo formação em gestão de 6 meses, através de cursos, encontros de monitoria e mentorias de forma gratuita. A  campanha é exclusiva para nos apoiar na frente financeira, que é usada para investimentos no negócio”, atesta Maribel.

“Nosso objetivo nesse Natal é formar uma nova turma da Formação Manamano, em 2021, com 20 empreendedores. Qualquer valor é mais que bem-vindo. Temos certeza da força da comunidade coppeadiana e sua mobilização para apoiar o desenvolvimento contínuo e a transformação da nossa sociedade”.

Clique aqui para doar>>>

Detalhes da Campanha

• Proponente: Projeto  ManaMano
  • Membros do ManaMano: UFRJ, Ashoka, Asplande, Saúde Criança, Luta pela Paz e Gastromotiva