Nova RBRS analisa impactos da mortalidade no Seguro por Carlos Heitor Campani

Portal: Segs

“Análise de Performance e de Alocação de Fundos de Pensão de Servidores Públicos” foi o tema do artigo de Fábio Garrido, doutor em Administração com ênfase em Finanças pelo Coppead/UFRJ, e de Carlos Heitor Campani, Ph.D. em Finanças pela EDHEC Business School. O trabalho investigou, de 2015 a 2019, a performance e a alocação de quatro fundos de previdência complementar fechada de servidores públicos federais (Funpresp-Exe e Funpresp-Jud) e dos estados do Rio de Janeiro (RJPrev) e Espírito Santo (PREVES).

Já o professor da UFRJ, Paulo Pereira Ferreira, no texto “Seleção Adversa”, trata do problema da seleção adversa com foco principal na área de seguros, abordando os principais fatores que podem conduzir a este processo, com destaque para a aceitação de riscos, a precificação de seguros, o prazo de vigência e o resgate antecipado.

Fechando a edição, o professor de Ciências Atuariais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), juntamente com os graduandos Cristina de Assis e Luiz Felipe Rodrigues, debateram, no artigo “Judicialização da Saúde e Disclosure: o que as operadoras de planos de saúde no brasil estão e o que não estão divulgando”, como a judicialização da saúde vem apresentando significativos impactos no segmento de saúde suplementar brasileiro.

Acesse a matéria na íntegra clicando aqui.