Carlos Heitor no Valor Econômico: 100 fundos multimercado mais rentáveis em 2022

Em sua coluna no Valor Investe, o professor de Finanças do Coppead/UFRJ, Carlos Heitor, apresentou a lista dos 100 fundos multimercado (FIMs) com maior rentabilidade até o fim do primeiro trimestre de 2022. Carlos Heitor destaca que em sua análise utilizou a rentabilidade líquida diária de cada fundo, com dados cedidos pela plataforma Quantum. O professor também reforça que o Índice Sharpe foi calculado em relação ao CDI e baseado nos dados diários. Ao todo, 12.604 FIMs foram estudados.

Carlos Heitor ainda frisa que, antes de planejar aplicar investimentos em FIMs é preciso estar ciente de que fundos multimercado podem investir em mercados muito diferentes e, portanto, serem veículos de investimento com extrema diversidade de estratégias.

“Aproximadamente 70% dos fundos multimercado fecharam o 1º trimestre do ano acima do CDI. O primeiro quartil indica que um a cada quatro fundos multimercado rentabilizaram 5,4% ou mais nos três primeiros meses do ano, enquanto 75% de todos os FIMs ficaram de 2% para cima. A rentabilidade média do setor foi de 2,8%, com uma volatilidade anualizada média da ordem de 9,3% (baixa se compararmos com o mercado de ações analisado na semana passada, por exemplo).”.

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Para outras informações siga: @carlosheitorcampani

Rolar para cima
Rolar para cima