Transição verde criará o maior número de novos postos de trabalho

Em contribuição ao Valor Econômico, o professor de Finanças e Controle Gerencial, Otavio Figueiredo, comenta sobre a transição verde.
Contribuição: Prof. Otavio Figueiredo

Impactos climáticos, tecnologia e macroeconomia serão as chaves da transformação dos negócios, da criação e da destruição de empregos nos próximos cinco anos. A conclusão do relatório Futuro do Trabalho, divulgado em maio pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, em inglês), mostra que a transição verde criará o maior número de novos postos de trabalho. Os avanços tecnológicos devem expandir as vagas em metade das 856 empresas consultadas.

(…)

Embora as empresas no Brasil invistam menos do que a média global em upskilling — 27% contra 40% do total, segundo a PwC — um dos fatores para a redução pode ter sido a maior requalificação. A Coppead/UFRJ, que comemora meio século este ano, registrou aumento de 30% na busca de MBAs executivos e 40% de cursos in company de 2019 a 2022, e de 30% em MBAs no ano passado sobre 2021. O diretor e professor Otavio Figueiredo diz que a meta dos programas é reintroduzir indivíduos para as novas realidades, reforçando questões como ética e pensamento crítico.

(…)

Para políticas públicas, o caminho é entender competências que estão morrendo e as necessidades de requalificação para a próxima onda — inclusive com apoio de tecnologias para identificar para quem, quando, como e onde oferecer o que está sendo demandado pelo mercado, diz Fernando de Holanda Barbosa Filho, pesquisador sênior da área de economia aplicada do FGV Ibre.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima