Primeira escola de negócios do Brasil, Coppead completa 50 anos

Contribuição: Diretor Prof. Otávio Figueiredo e Profª. Paula Chimenti

Passados exatos 50 anos, o Coppead se mantém uma instituição de vanguarda em educação executiva e pesquisa em administração no Brasil. Celebra o passado, lançando um olhar para o futuro, com foco na internacionalização e na forte sinergia com o mercado. “Somos a primeira escola de negócios do Brasil. Realizamos um primeiro curso in-company já em 1978 e, em 1980, alcançamos o status de instituto, com prédio próprio”, relata o atual diretor, Otávio Figueiredo — ele mesmo ex-aluno.

Foi também em 1980 que o Coppead instituiu no país um método de ensino até hoje influente, desenvolvido pela Harvard Business School, a abordagem baseada em estudos de casos. “Criamos a Central Brasileira de Casos, dando início, em território nacional, à prática deste método diferenciado, totalmente centrado no aluno”, diz Figueiredo.

Há décadas que a aposta do Instituto em cursos capazes de transformar as trajetórias de executivos é acompanhada por um intenso esforço em pesquisa, apoiada na interação com o mercado. Com este objetivo, o Coppead mantém cátedras, financiadas por empresas de referência nos setores em que atuam, de forma que a interação e o suporte rendam trabalhos de pesquisa de grande influência – e disponíveis gratuitamente.

“Nossos professores são também pesquisadores”, aponta Paula Chimenti, coordenadora do MBA Executivo do Coppead, acrescentando que a interação com os alunos, que formam turmas heterogêneas, de grande diversidade e, ao mesmo tempo, afinidades em relação ao momento da carreira em que estão, é muito rica. “Compartilhamos pesquisas em andamento, de forma que os trabalhos se beneficiam do contato com o mercado e com os feedbacks dos alunos”, completa.

Para saber mais e conhecer os programas da primeira escola de negócios do Brasil, acesse https://www.coppead.ufrj.br/.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.