Estabilidade Financeira, como impacta sua vida?

Em artigo ao Valor Investe, o professor de Macroeconomia e Finanças, Claudio de Moraes, comenta como a estabilidade financeira impacta na sua vida.
Artigo: Prof. Claudio de Moraes

Quando um país não está em crise é possível dizer que este possui estabilidade financeira. Mas, então, esta é uma situação binária? A resposta é Sim e Não. Sim, porque uma crise financeira é uma situação de ruptura da estabilidade financeira, no qual há efeitos severos na economia e em todas as pessoas, com consequências de uma desconfiança generalizada no sistema bancário. Não, porque estabilidade financeira tem diferentes graus e é um processo que leva a crise.

Portanto, parafraseando a música “Miséria” dos Titãs – Crise financeira é igual em qualquer canto, estabilidade financeira são diferentes…

(…)

Sobre o papel do Banco Central, chama a atenção o fato do destaque excessivo dado à condução da política monetária. Muitos analistas falam da política monetária como os compositores de um samba de uma nota só. Mas, de fato, não trazem novidade ao debate, repetindo velhos argumentos sobre as taxas de juros da política monetária e sobre o sistema de metas para inflação.

(…)

Apesar deste ambiente desafiador, o Banco Central tentou enfrentar a disfunção de nosso sistema de intermediação com iniciativas nos últimos anos para ampliação da concorrência e a criação de inovações tecnológicas. O PIX, por exemplo, visava, entre outras coisas, tirar os grandes bancos da zona de conforto de manter pouco crédito, pois o bom volume de receita de serviços permitia isso. O PIX foi no alvo. Na redução dos ganhos bancários com serviços.

(…)

Agora vamos juntar os três argumentos da estabilidade financeira para identificar como podem afetar sua vida.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima