Os dez anos da primeira cátedra da UFRGS em parceria com o setor privado

Em artigo no Jornal GZH, a jornalista Juliana Bublitz comenta sobre importância das cátedras nas escolas para a formação do aluno.
GHZ – Juliana Bublitz

Inspirada em uma longa tradição acadêmica nos Estados Unidos e em países europeus, a UFRGS rompeu paradigmas ao lançar, em 2013, a primeira cátedra da universidade patrocinada por uma grande empresa – a Tramontina Eletrik, de Carlos Barbosa, na Serra. Ainda hoje incomum no Brasil, com raras exceções no ensino público (em especial na Escola de Negócios da UFRJ, onde existem as cátedras Globo e L’Oréal), a parceria completa uma década em 2023 e segue firme e forte: foi renovada até 2025.

Lá fora, as “chairs” ou “endowed chairs” (como são chamadas essas iniciativas) são fruto de um modelo que aposta na aproximação entre o meio universitário e o setor privado (organizações e pessoas físicas) como forma de acelerar avanços. A cooperação se dá de duas formas: por meio de apoio financeiro (via doações) para atividades de ensino e pesquisa e através de uma valiosa troca de experiências.

Para os alunos, a cátedra abre portas. Para a empresa, é uma oportunidade de estar em contato permanente com estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, na “fronteira do conhecimento”, de olho nas novas tendências de mercado.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.