Leonardo Marques é entrevistado pela Rádio Band News FM sobre economia do Estado do Rio de Janeiro

Portal: Band News FM
Data: 22/04/2020

Estudo aponta índices econômicos negativos em quase todas as regiões do RJ

O boletim da Secretaria Estadual de Fazenda indica que a atividade do Norte Fluminense foi a única a apresentar índices positivos

Apesar da constante queda da receita do barril de petróleo em todo mundo, a atividade do Norte Fluminense fez com que a região fosse a única do estado a apresentar índices positivos no estudo realizado pela Secretaria Estadual de Fazenda sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na economia do Rio.

O boletim, divulgado nesta quarta-feira (22) pela pasta, traz dados semanais do período entre 1° de março e 4 de abril. Também foi comparado o volume de operações com incidência de ICMS de março deste ano com o do mesmo mês de 2019.

Para o secretário estadual de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues, o resultado mostra que o setor do petróleo, ao lado do industrial, pode ajudar em uma recuperação geral.

A pesquisa também revelou que a região Sul do estado, com a economia voltada a produção automotiva, foi uma das mais afetadas pelo avanço da doença.

No geral, o varejo sofreu o maior impacto. O setor de vestuário e calçados apresentou baixas no valor das notas fiscais e no ICMS superiores a 70%. Já o grupo composto por restaurantes, bares, padarias e lanchonetes registrou quedas acima de 60% em todos os indicadores.

O resultado já era esperado, como explica o professor de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Sustentabilidade do COPPEAD na UFRJ, Leonardo Marques. Segundo ele, uma reabertura não alavancaria imediatamente os números.

O governador Wilson Witzel discute nesta quinta-feira (23) a possibilidade de flexibilização das medidas restritivas. Segundo o secretario de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues, o boletim pode ajudar na decisão.

Apesar  da última semana do período analisado, no início de abril, apresentar bons índices, o secretario destaca que ainda é preciso esperar outros estudos para estipular o início de recuperação da atividade econômica.

Faça aqui o download do boletim.

O Professor Leonardo Marques ministrará uma série de encontros ao vivo e online, na Alumni COPPEAD, sobre os impactos da covid-19 no supply chain e como reestruturar as cadeias de suprimentos agora e após a crise.  Os encontros começam agora em maio e há valores exclusivos para ex-alunos e grupos de uma mesma empresa. Clique aqui e saiba mais.

Assessoria de Comunicação: Contextual