fbpx

Luís Antônio Dib

Marketing e Negócios Internacionais

Luís Antônio Dib
M.Sc em Administração de Empresas, UFRJ
D.Sc. em Administração de Empresas, UFRJ

Áreas que leciona
Estratégia, Habilidades em Consultoria, Julgamento e Tomada de Decisão, Negociação, Negócios Internacionais

Interesses de pesquisa
Internacionalização de Empresas, Julgamento e Tomada de Decisão


Biografia

Luís Antônio Dib é doutor e mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ) e graduado cum laude em Engenharia Civil (UFRJ). Ele é professor do quadro permanente do Coppead.

Dib já criou e coordenou diversos cursos de pós-graduação lato sensu e ministra disciplinas e palestras nas áreas de Julgamento e Tomada de Decisão, Estratégia Empresarial, Negócios Internacionais, Negociação e Consultoria, nos cursos de Doutorado, Mestrado, EMBA e em outros programas executivos do COPPEAD. Dib é constantemente convidado para proferir palestras em empresas e instituições e dar depoimentos para a mídia sobre gestão e negócios, além de conduzir projetos de consultoria em estratégia, planejamento e tomada de decisão. Sua experiência profissional inclui cargos executivos nas empresas Shell, Booz-Allen, Telefônica, Tim e Ibmec, além da atuação como Membro do Conselho de empresas multinacionais e outras organizações.

Sua produção acadêmica foi reconhecida com o Highly Commended Award, concedido pelo Emerald Literati Club, pelo artigo “The entry of Wal-Mart in Brazil and the competitive responses of multinational and domestic firms”. Também ganhou os prêmios de melhor trabalho da divisão de Estratégia em Organizações e melhor trabalho geral do EnANPAD pelo artigo “Building a better measure of business performance”. Possui vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior e atua como avaliador acadêmico para trabalhos submetidos a congressos e periódicos internacionais. Foi um dos ganhadores do prêmio Jabuti de melhor livro de negócios pela participação no livro “Multinacionais Brasileiras”.

Dib foi o Editor-in-Chief do periódico internacional Latin American Business Review (LABR). Junto à ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) liderou os temas “Negócios Internacionais” e “Aspectos Teóricos e Metodológicos da Vantagem Competitiva”. Possui os certificados GLOCOLL e CWW da Harvard Business School voltados para técnicas de ensino centradas nos alunos e utilização da metodologia de casos de ensino em sala de aula. Foi diversas vezes agraciado com homenagens e eleito paraninfo de turmas de EMBA e Doutorado.

Identificador de autor
CV Lattes | ORCID | Scopus

Na Mídia

Rolar para cima