ESG é estratégia ou marketing?

Em artigo feito no Valor Econômico, o profº Luís Antônio Dib, analisa se o ESG faz parte de uma estratégia ou é apenas um meio de marketing.
Artigo: Prof. Luís Antônio Dib

Se você não viveu em uma caverna corporativa ao longo dos últimos anos, sabe que as três letrinhas para “Environmental”, “Social” e “Governance” se tornaram um mantra empresarial ao redor do planeta. Por outro lado, se você já viveu o bastante para ver tantos modismos corporativos surgirem e desvanecerem, pode estar um pouco cético. E com razão. Gerenciamento matricial, Teoria Z, One Minute Management, Management by Wandering Around, Flat Organization e outras tantas “tendências irreversíveis” também tiveram seus momentos de glória e acabaram discretamente deixadas para trás na maioria das organizações.

(…)

Foi citada a famosa carta pública de Larry Fink, fundador da BlackRock, exortando o mundo dos investidores na direção ESG, ao mesmo tempo que seu fundo (“ESG Aware”) possuía ações de empresas como ExxonMobil, Raytheon, McDonald’s ou Meta, não necessariamente role models. Mas a Forbes apontou uma desconexão entre o que entidades de investimento institucional como a BlackRock criaram para investidores de varejo e o que esses investidores realmente desejavam: portfólios de impacto positivo baseados em soluções e não versões “menos ruins” de um índice arbitrário.

(…)

Andrews é um dos pais do arcabouço SWOT, uma ferramenta estratégica com mais de seis décadas e ainda firme e forte. Sua definição de estratégia é do início dos anos 1990 e note como ela já é ESG! Fala em contribuições não-econômicas e expande a preocupação dos acionistas para outros importantes stakeholders da organização.

(…)

Em um mundo que não consegue reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que trata questões de direitos humanos como ideologia, onde sociopatas corporativos continuam causando enormes prejuízos a terceiros e, por tabela, a toda economia, não dá para deixar o ESG de lado. Mas é preciso reconhecer que seus conceitos e práticas ainda necessitam ganhar mais substância. Para não terminarmos este artigo sem um esboço de caminho, aponto quatro aspectos que hoje me parecem fundamentais:

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima