Em julho de 2004, o BNDES introduziu no mercado brasileiro o 1º ETF (Exchange Traded Fund – fundo listado em bolsa), através da oferta de cotas do PIBB (Papéis Índice Brasil Bovespa – 50). O Fundo visava refletir o desempenho do IBrX-50, calculado pela B3, com base nas 50 ações mais representativas negociadas em seu pregão.
A oferta inicial do PIBB foi destinada prioritariamente aos investidores de varejo, com aplicações de no mínimo R$ 300. Esses investidores tiveram a garantia de recompra pelo BNDES, após um ano da aplicação, para desembolsos de até R$ 25 mil. Isso significa que o valor inicialmente investido estava assegurado mesmo que as ações não se valorizassem nesse período. Foi a primeira vez que um benefício como esse foi oferecido no mercado brasileiro. Cerca de 25 mil pessoas físicas participaram da oferta, sendo o maior número de investidores apurado em ofertas de varejo sem FGTS na época.
Com a oferta, o BNDES incorporou um novo e eficiente produto ao mercado brasileiro, cumprindo seu papel de contribuir com o desenvolvimento do mercado de capitais, além de, com isso, facilitar a reciclagem de parte de sua carteira de renda variável.
(…)
Confira o artigo na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas notícias clique aqui.