A estratégia Dogs of the Dow no mercado brasileiro

Em artigo para o Investing.com, o professor, André Carvalhal, comenta sobre a aplicação da estratégia Dogs of the Dow no mercado brasileiro.
Artigo: Prof. André Carvalhal

Diversos estudos na área de finanças mostram que as estratégias de investimento em ações de valor (“value stocks”) possuem desempenho superior aos tradicionais índices de mercado. Ações de valor são aquelas cujo preço de mercado está relativamente baixo quando comparado com o lucro, dividendo, fluxo de caixa, valor patrimonial etc.

O Dogs of the Dow (DoD) é uma estratégia de investimento voltada para seleção de ações de valor, cujo critério para a formação das carteiras é o retorno de dividendo (“dividend yield”). Trata-se de uma estratégia simples e bastante popularizada nos Estados Unidos a partir dos anos 1980, principalmente após os artigos de Slatter (1988), O´Higgins e Downes (1992) e Bary (1993).

(…)

Adotamos uma metodologia bem simples e usamos dados do sistema Economatica. No final de cada ano, ordenamos as empresas de acordo com o retorno de dividendo nos 12 meses anteriores. Construímos duas carteiras DoD: as cinco ações de maior retorno de dividendo (“Top 5”) e as dez ações de maior retorno de dividendo (“Top 10”). As ações das carteiras Top 5 e Top 10 são igualmente ponderadas para facilitar a implementação e ficar consistente com a técnica DoD original.

(…)

Em relação ao risco das estratégias, o beta do Top 5 e Top 10 é inferior ao do Ibovespa, indicando que as estratégias são menos sensíveis a movimentos de mercado. Além disso, embora o DoD apresente maiores desvios padrão, os índices de Sharpe indicam que a estratégia apresenta retornos ajustados ao risco superiores ao do Ibovespa.

(…)

Veja essa notícia na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clique aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima