COPPEAD homenageia Professor Joaquim Corrêa, que falece aos 82 anos

Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 29/3/2020, o Professor Joaquim Sérgio D’Oliveira Corrêa, em decorrência de complicações de doença pré-existente. Com mais de 4 décadas de dedicação a atividades de ensino e pesquisa em gestão de negócios, Joaquim é reconhecido pela sua contribuição tanto na academia quanto no mundo empresarial, onde chegou a ser diretor de RH do BNDES.

Mestre pelo COPPEAD/UFRJ, em uma das primeiras turmas da escola (1974), Joaquim ingressou no quadro de docentes do instituto logo após se graduar, direcionando sua pesquisa para Estudos Organizacionais. Sendo ativo por mais de 40 anos, com artigos e livro publicados, o professor também foi responsável pela concepção e coordenação de diversos programas de Educação Executiva, alguns até hoje oferecidos na escola. “Ele foi um enorme entusiasta do COPPEAD e, em particular, da Educação Executiva. Foi um professor extremamente dedicado.”, comenta Professor Cesar Gonçalves Neto, colega de Joaquim.

O empreendedorismo em prol da escola foi uma marca na atuação de Joaquim no COPPEAD. O professor foi responsável pela construção de uma parceria com a ANBIMA (na época denominada Andima), para o patrocínio de um novo programa, o COPPEAD Finanças – que, 20 anos após a primeira turma, continua formando executivos da área. Joaquim também foi protagonista na constituição da Alumni COPPEAD, sendo o seu primeiro presidente e elemento essencial para a disseminação do conceito de alumni no Brasil.

Seu principal impacto, contudo, foi na vida das pessoas que interagiram com o professor. “Educador, companheiro, colega de trabalho, entusiasta, transformador – um verdadeiro coppeadiano, expressão cunhada por ele e hoje usada por nossa comunidade.”, relata Elaine Tavares, atual diretora do instituto. “Joaquim realmente traduzia o espírito do Coppead, despertando a paixão dos alunos por sua simplicidade e generosidade.”

Joaquim era aposentado e prestigiava a escola em ocasiões especiais. Casado com Sandra, ele deixa também como legado 2 filhos e 4 netos. O sepultamento ocorre dia 30/3 para membros da família.