Autonomia financeira e as crises: como se proteger?

Em artigo ao Valor Investe, o professor de Macroeconomia e Finanças, Claudio de Moraes, discorre meios de proteger a autonomia financeira mediante crises vindouras.
Artigo: Prof. Claudio de Moraes

O Brasil tem um mercado peculiar em que o crédito não é visto como um mecanismo de alavancagem pessoal. Como consequência, entre as pessoas que possuem renda disponíveis, quase todas são poupadoras ou rentistas. O efeito colateral disso é que, como acumuladores, somos frágeis em relação às crises financeiras, pois as crises afetam mais os poupadores que os credores. Neste artigo, ajudarei você a visualizar formas de se proteger.

(…)

Os pesquisadores que dão aulas estão sendo cada vez mais cobrados para aproximar o conhecimento acadêmico da prática e isso está acontecendo de forma acelerada. Portanto, busque uma escola que possuam uma alta nota da Capes e que também possua um corpo docente que pesquise e publique em periódicos internacionais de alto nível.

Outro ponto é o autoconhecimento. Você é o dono do dinheiro ou o dinheiro é seu dono? É preciso desvendar esse paradoxo antes de utilizar a disciplina, pois caso contrário, não só a falta de dinheiro pode trazer infelicidade, mas também a posse dele.

(…)

Por outro lado, grandes erros não são admitidos. Grandes erros comprometem sua vida. Quando tratamos de dinheiro, o volume e a origem dos recursos importam. Uma transação de duzentos reais, ok, fique tranquilo. Porém, se vai negociar um milhão e se o dinheiro não é seu, toda a atenção é pouca. Ou seja, não use a disciplina máxima para todas as situações, mas jogue toda sua energia quando a situação decisiva aparecer.

Por fim, não tenha medo das crises financeiras. Elas são grandes momentos de mudança. Aprenda com elas e aproveite, pois a vida não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma maratona.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima