Liderança ESG: o papel do conselho de administração na integração de aspectos ESG

Em artigo produzido para o Valor Econômico, a professora Flávia Maranho comenta sobre a integração do ESG no conselho de administração.
Artigo: Flávia Maranho

Nos últimos anos, o crescente interesse em questões ambientais, sociais e de governança (ESG) por parte de investidores, funcionários, clientes e outros stakeholders têm pressionado as empresas a agir. O ESG se tornou mainstream no mundo corporativo, emergindo como uma abordagem fundamentada no propósito do negócio e na criação de valor no longo prazo.

Conforme as companhias reagem, o conselho de administração, que considero o coração do sistema de governança, assumiu um papel fundamental no monitoramento e gestão de riscos e possibilidade de integração de aspectos ESG na estratégia das empresas. Nesse contexto, com o crescente interesse pelo tema, combinado a uma tendência para padrões de governança mais focados nos stakeholders, como os conselhos estão incorporando o ESG à agenda da governança?

(…)

É interessante observar que em 2019, 25% dos participantes do estudo da Spencer Stuart afirmou que não havia supervisão de temas ambientais, enquanto na pesquisa de 2022, de 3% a 12% (variando conforme a questão) declararam que o conselho não supervisiona assuntos de caráter ambiental. No que tange à supervisão de temas sociais, como engajamento dos colaboradores, diversidade, equidade e inclusão, e processos de atração e desenvolvimento de talentos, o Comitê de Remuneração geralmente assume a supervisão primária. A maioria das questões de governança ligadas ao ESG, como a diversidade no próprio conselho, é comumente delegada a um Comitê de Nomeação ou Governança ou, alternativamente, ao conselho completo.

(…)

À medida que a sustentabilidade continua a crescer como uma questão relevante no mundo corporativo, o ESG está se tornando um fator cada vez mais crítico na forma como os conselhos de administração podem proteger e gerenciar as expectativas dos stakeholders e os interesses dos acionistas na empresa. Convido você leitor, a partir de hoje, a apurar o olhar para a atuação dos conselhos e seu papel fundamental no direcionamento, monitoramento e incentivo da agenda ESG.

Veja essa notícia na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima