Governança da Americanas falhou e coloca ESG em xeque, dizem especialistas

Em contribuição ao Invest News, a professora Flávia Maranho, coordenadora do Post-MBA ESG, comenta as falhas de governança da Americanas.
Contribuição: Flávia Maranho

Apesar de ainda ser incerto o motivo que causou as inconsistências contábeis da Americanas (AMER3) – já que investigações apontarão se houve fraude ou erro –, especialistas consultados pelo InvestNews avaliam que, independentemente da causa, o rombo mostra que a varejista falhou em sua governança corporativa, o que coloca em xeque.

A governança é um dos pilares das práticas ESG (“Environmental, Social and Governance”, que, na tradução para o português, significa “Ambiental, Social e Governança). No caso da Americanas, especialistas apontam que este último pilar é pano de fundo do rombo contábil anunciado pela companhia.

(…)

Flavia Maranho, coordenadora do pós-MBA de ESG do COPPEAD, também defende que a governança da varejista falhou. “Se o sistema de governança existe para direcionar, monitorar e incentivar a relação entre acionistas, executivos e conselheiros, quais práticas caracterizam o modo de agir dos conselhos de administração e fiscal e comprometem a sua atuação enquanto agentes de monitoramento e incentivo?”, questiona.

Em segundo lugar, Flavia defende que há um problema de transparência. “Se a empresa não se compromete com isso, existem agentes/mecanismos de governança que deveriam assegurá-la, em especial a auditoria independente”, destaca.

(…)

Flavia Maranho alerta que construir uma cultura de integridade nas companhias é fundamental para assegurar o compromisso com melhores práticas, em especial as de governança. 

“Esse trabalho nunca estará pronto. Não é por estar listada no Novo Mercado e fazer parte do ISE que o trabalho da companhia com a governança já está feito/resolvido. Muito pelo contrário. Assumir o compromisso com melhores práticas de governança é reassumir todos os dias o compromisso com fazer o que é correto”, afirma Maranho.

Veja essa notícia na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima