IA revoluciona pesquisas: UFRJ desenvolve tecnologia que simula respostas humanas

Contribuição: Profª. Paula Chimenti

A inteligência artificial generativa está transformando radicalmente os métodos tradicionais de pesquisa, segundo estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A tecnologia, baseada em modelos de linguagem (LLMs), já permite simular respostas humanas e antecipar comportamentos de diversos públicos – de consumidores a eleitores – sem a necessidade de entrevistas presenciais.

Coordenado pela professora Paula Chimenti, do Coppead/UFRJ, o estudo demonstra como os *dados sintéticos* gerados por IA podem replicar padrões de comportamento com alto grau de realismo. “É como entrevistar milhares de pessoas em tempo real, sem custos logísticos”, explica a pesquisadora. Entre as aplicações práticas estão:

(…)

A tecnologia também possibilita simular dilemas sociais e até avaliar a infraestrutura de inovação de um país. “Empresas podem criar réplicas digitais de seus públicos para prever reações antes de lançamentos”, destaca Chimenti.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Scroll to Top