O Banco Central do Brasil (BCB) divulga várias medidas de expectativas, tais como: índices de preços (inflação), setor externo, atividade econômica e comportamento da dívida. Este é o link para iniciar as consultas sobre as expectativas do mercado. Neste local é possível consultar métricas sobre as projeções de diversos agentes do mercado.
(…)
Como é possível observar, no gráfico a seguir, foi construída uma série temporal das expectativas diárias de fevereiro de 2020 até junho de 2020 sobre a expectativa dos agentes para a inflação fechada em junho de 2020. A linha laranja mostra que de março até maio se projetou uma queda significativa da inflação. Por outro lado, essa queda foi acompanhada por um grande crescimento do desvio padrão, que, em economia, significa desacordo das expectativas. Ou seja, a qualidade da expectativa dos agentes durante a pandemia não foi das melhores.
(…)
A ampliação do desacordo é a prova de que não há no mercado uma homogeneidade de pensamento. E, em particular, quando há desacordo de expectativas inflacionárias pode haver uma incerteza econômica e isso pode afetar a decisão de investimento e gasto dos agentes econômicos. Além disso, pode haver uma desconfiança nas autoridades monetárias e sua capacidade de controlar a inflação.
(…)
Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas notícias clicando aqui.