UFRJ é a melhor universidade federal do Brasil em ranking de transparência em recursos públicos

De acordo com o Tesouro Nacional, a UFRJ teve melhora no desempenho e entrou para o top 10 do Governo Federal.

A UFRJ foi classificada como a universidade federal mais bem avaliada na edição de 2022 do ranking de desempenho da transparência em recursos públicos, com 7,257 pontos. A conclusão é do Relatório Foco em Custos (RFC), elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional. O documento apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal.

Quatro quesitos compõem a nota no ranking:

• regularidade (dois pontos). O critério é calculado pela existência ou não de registro mensal para certos insumos, relacionados aos custos de operação e manutenção, com consumo recorrente no ano;
  • dispersão (um ponto). Ela é avaliada pela média ponderada dos coeficientes de variação dos insumos selecionados na categoria regularidade;
  • personalização (cinco pontos). O quesito é observado pelo detalhamento dos centros de custos estruturados sistematicamente;
  • economicidade (dois pontos). O critério é dedicado à estimativa da tendência linear de determinados insumos, conforme sua evolução ao longo do ano.

“O Relatório faz parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal, bem como rankings de desempenho sobre a qualidade da informação de custos, com o objetivo de fomentar a gestão de custos pelos órgãos públicos”, afirma o Tesouro Nacional.

Veja essa notícia na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.