Delegar tarefas pode ajudar a liberar tempo e energia para as lideranças, ao mesmo tempo em que capacita as equipes a assumirem missões mais importantes. Mas como equilibrar as responsabilidades que podem sobrecarregar os liderados com uma distribuição mais justa de metas?
Em artigo que acaba de ser publicado na “Harvard Business Review”, publicação sobre liderança da universidade americana, as professoras americanas Hayley Blunden, da Kogod School of Business, da American University; e Mary Steffel, da D’Amore-McKim School of Business, da Northeastern University, ambas nos Estados Unidos, sugerem soluções, baseadas em pesquisas, para deslanchar atividades de forma mais produtiva.
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Planejamento combinado
Na visão de Paula Chimenti, professora e coordenadora do MBA Executivo do COPPEAD, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o líder precisa realizar um mapeamento das tarefas e alocá-las no time segundo as dificuldades de planejamento e execução.
“Para as tarefas que os funcionários dominam, a liderança pode apenas observar e acompanhar”, aconselha. “Já para missões mais complexas, o líder pode executá-las para que todos possam aprender. A ideia é sempre capacitá-los a desempenhar, sozinhos, a mesma tarefa, no futuro”.
Chimenti chama atenção para o “desapego” das agendas na alta cúpula. “O líder precisa saber que não será menos importante porque delegou um trabalho”, argumenta. “Como lideranças, precisamos nos preparar para sermos substituídos e alçar novos voos na empresa.”
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