“A escolha do MBA”, de autoria da professora Elaine Tavares, nos portais do jornal Estado de SP e em revista internacional de Liderança.

A escolha do MBA

Portal: Revista Líder e O Estado de SP

Acompanho diversas tendências no Brasil e no Mundo em Educação Executiva, partilho-as no intuito de ajudar os profissionais a refletirem sobre as suas escolhas.

Neste contexto, é importante perceber, num primeiro momento, que o curso necessita de estar alinhado com o seu momento de carreira e a sua experiência. No início da trajetória, as escolhas são mais simples, pois o profissional geralmente está à procura de ferramentas e uma leitura cuidadosa da estrutura do curso e a reputação da instituição habitualmente são suficientes.

À medida que o profissional ganha “bagagem”, passa a poder aproveitar melhor os cursos com conteúdos estratégicos que vão discutir e interligar conceitos mais profundos, trabalhar competências e proporcionar uma visão crítica, de entre outras possibilidades. Ou seja, são cursos voltados para a formação executiva. Neste contexto, algumas dicas são relevantes para que o candidato possa analisar melhor as suas opções para programas de pós-graduação, como os MBA ou EMBA na linguagem internacional.

A primeira delas é ter consciência de que não existem milagres, ou seja, se quer encontrar uma boa formação, precisa de um bom programa, de uma educação de excelência. Claro que qualquer informação que absorva sempre ajuda, mas formação requer estudos, conceitos bem trabalhados e alinhados com a implementação nos negócios, reflexão, uma turma de alto nível a pensar e a debater, e tutoria de conteúdos para não deixar pontos importantes para trás. Assim, uma boa dica é escolher uma instituição séria, informar-se, conhecer as propostas e conversar com ex-alunos que podem ser facilmente localizados no LinkedIn.

Outra dica é entender a carga horária.

A sua formação precisa ocupar um lugar importante entre as suas prioridades, caso contrário, está a enganar-se. Um MBA de padrão internacional, por exemplo, tem a carga horária mínima de 360h. É necessário tempo para se preparar para as aulas (isto se tiver feito uma boa escolha). Então, não adianta pensar que vai fazer um MBA em seis meses e sair formado. Isto não vai mudar em nada a sua vida. Um MBA precisa de alavancar a sua carreira e o seu investimento financeiro.

A carga horária do curso tem que ser compatível com a promessa. É importante prestar atenção também em quantas horas terá contacto com os professores, pois alguns modelos contabilizam o tempo que está a estudar em casa como tempo de curso. Mais uma vez, é muito importante preparar-se para a aula, mas foque-se na carga horária real para ver se parece alinhada com a proposta.

Seja online ou presencial, tem que ser bem-feito. Esta dica é importante, essencialmente pelo facto de, na pandemia, todos os cursos serem virtuais, embora isso tenha aumentado ainda mais a diferença de qualidade entre as aulas.

A tecnologia deve ser usada como meio de comunicação. A mesma qualidade da aula presencial é necessário ser preservada na aula virtual síncrona (ao vivo). Para isso, o virtual tem de estar alinhado ao método de ensino da escola. Uma sala de aula rica em debates de casos, por exemplo, pode ser amparada por plataformas como o Zoom, preservando a qualidade.

Na educação executiva de alto nível, as plataformas ao vivo fazem mais sentido do que as aulas gravadas, sem interação com o Professor ou com pouco contacto. Mas este “ao vivo” necessita de ter interação, com câmara aberta e todos a verem-se e a participarem. Não pode ser um Professor a falar para câmaras fechadas. Os cursos gravados também têm espaço, mas são mais adequados para transmitir uma técnica ou passar informação. Portanto, informe-se sobre qual é exatamente a proposta do curso online.

Entender o método também é primordial. Além de considerar se será online, presencial ou híbrido, é importante considerar na sua análise como a escola proporciona os conteúdos. Palestras expositivas são úteis para transmissão de informação e ensino de algumas ferramentas. Numa turma com alunos executivos, o ensino focado no participante é uma importante estratégia para se ter uma sala de aula rica, com debates produtivos e uma construção coletiva de conhecimento.

Metodologias como método do caso, simulações, jogos e projetos aplicados favorecem o protagonismo do participante e o desenvolvimento de habilidades de direção.

Observar a possibilidade do networking é mais uma dica relevante, uma vez que é uma parte importante do curso. Ter bons colegas em sala pode trazer boas oportunidades, além das ótimas discussões. E essas relações podem ser construídas presencial ou virtualmente e permanecerão e serão desenvolvidas ao longo de muitos anos. Neste ponto, estude o público-alvo do curso e a reputação da Escola para entender se é naquele grupo que quer estar.

E, por último, mas não menos importante, é preciso ter em mente que estudar fora não é impossível. Um elemento desejável a ser observado é se o curso dá a possibilidade de se fazer um intercâmbio no exterior. Muitas pessoas têm o sonho de ter uma experiência de estudo fora e essa pode ser uma excelente oportunidade. Claro que muitas oportunidades abrir-se-ão, mas porque não fazer também do seu MBA ou da sua Pós-Graduação um caminho para a sua internacionalização?

Enfim, o seu investimento na carreira executiva precisa de ser produtivo e uma boa escolha educacional é essencial para isso.