7 lições de liderança que o camisa 9 Richarlison pode ensinar

Em contribuição a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a Profª Liliane Furtado comenta sobre lições que podem ser aprendidas com Richarlison.
Contribuição: Profª Liliane Furtado

Após jogo do Brasil contra a Sérvia, realizado na quinta-feira (24/11) na Copa do Mundo do Catar, um nome virou protagonista das conversas dos brasileiros: Richarlison de Andrade, o camisa 9 da seleção brasileira. Nas redes sociais, o atleta ganhou milhões de novos seguidores nas horas seguintes à vitória brasileira, e muitos posts de usuários demonstram simpatia pelo bom humor do atacante que fez dois gols na primeira partida do Brasil na Copa.

Richarlison deu uma entrevista logo após a partida em que expressou diversos pontos que demonstram inteligência emocional e um comportamento de líder. Segundo Liliane Furtado, professora de comportamento organizacional, liderança e gestão de pessoas do Coppead/UFRJ, é possível aplicar a fala do jogador à vida corporativa e empreendedora.

(…)

2. Ative a resiliência

Após a vitória, Richarlison citou a dificuldade que enfrentou algumas semanas antes do começo da Copa, com uma lesão na panturrilha esquerda. Na entrevista, ele disse que fez três sessões de fisioterapia por dia para conseguir participar da Copa e que, apesar da tristeza e do medo, conseguiu se recuperar e participar do mundial. “A capacidade de ressurgir das cinzas no momento adverso é a resiliência. Antes, ela era entendida como algo individual, inata, mas hoje entendemos como uma habilidade, que pode ser desenvolvida”, diz a especialista.

(…)

5. Controle as emoções

Outra lição ligada ao gol treinado previamente é sobre a capacidade de realizar sob pressão. “Fazer algo em um contexto controlado e depois conseguir executar a mesma ação em um contexto de pressão demanda um bom controle emocional. As pessoas que conseguem performar em situação de pressão aquilo que treinaram são pessoas diferenciadas. Isso tem a ver com o controle, inteligência emocional e coragem”, diz Furtado.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima